publicidade

Navegue por
Puchalski

O que esperar do outono de 2019 - El Niño

Compartilhe

Por Puchalski
19/03/2019 - 17h05 - Atualizada em: 19/03/2019 - 17h04
Nevoeiro. Típico de outono

O outono de 2019 tem início oficialmente, de forma astronômica, nesta quarta-feira ás 18h58min. Este começo não tem relação com a meteorologia. O novo comportamento do tempo de acordo com a nova estação vai ocorrendo gradativamente. Alguns anos antes do começo oficial, outros depois e em alguns casos por coincidência junto.

QUAL O MOTIVO DE HORÁRIO E DATA?

A definição do dia e do horário para início de uma estação faz parte da astronomia. Esta data e este horário representam o momento em que a luz solar ilumina de maneira igual - no caso equinócio - ou de maneira diferente - no caso solstício - os dois hemisférios. No caso desta quarta-feira vamos ter tanto hemisfério Sul quanto hemisfério Norte a mesma quantidade de luz solar. Fato que será para nós do hemisfério Sul, equinócio de outono.

Com isso, uma curiosidade é que a quarta-feira terá a mesma quantidade de horas de dia e de noite. Gradativamente, já a partir de quinta-feira, as noites começam a se tornam mais longas.

Equinócio
(Foto: )

COMO É O OUTONO EM SANTA CATARINA

TEMPERATURA

Esta estação começa a apresentar períodos distintos de temperatura. Dias ainda bem quentes contra os primeiros dias mais frios. Isso depende da frequência da entrada das massas de ar frio.

Quanto mais à estação se estabelece mais o frio vai chegando, podendo registrar inclusive temperaturas próximas a zero grau nos pontos mais altos de Santa Catarina. No entanto, ainda nada definitivo como no inverno. Mesmo que as primeiras massas de ar frio avance, elas ainda se afastam rapidamente fazendo com que na sequência dos dias tenhamos os conhecidos veranicos. Período de 5 a 10 dias com ausência de chuva e temperaturas mais elevadas. Lembrando que estes veranicos não são só de maio.

CHUVA

Outra mudança no outono é que os volumes de chuva diminuem bastante quando comparados aos do verão. Em algumas cidades do Estado, em abril podemos registrar a metade do volume de chuva ocorrido em janeiro, por exemplo.

As pancadas de chuva de verão, aquelas de final de tarde, não ocorrem mais e a chuva começa ser bem distribuída no espaço, ou seja, ocorre ao mesmo tempo em várias cidades.

EVENTOS

O outono começa a trazer também:

- a maior frequência de nevoeiros;

- geadas na Serra.

Em alguns anos onde o outono é rigoroso já tivemos até neve, mas isso é pouco frequente.

PREVISÃO PARA O OUTONO DE 2019

Este ano temos a estação sendo influenciada pelo fenômeno climático El Niño. Ele já está ativo desde o meio desse verão. Lembro que El Niño é um fenômeno de escala global, mexe com as características da atmosfera em todo o globo. Basicamente é caracterizado pelo aquecimento das águas do mar na região do Oceano Pacífico Equatorial. Região onde há a diminuição dos ventos de altitude.

O El Niño na teoria traz aumento dos volumes de chuva em Santa Catarina, mas isso mais entre o final da primavera e no verão. No outono, a influência é menor. Talvez, a influência dele seja mais na temperatura. El Niño nesta época do ano faz com que o outono não seja muito rigoroso, ou seja, as primeiras massa de ar frio sobre o Estado demoram um pouco mais para predominar.

CHUVA

Previsão de chuva próxima a acima do normal da estação. Para os meses de abril e maio, os indicativos são chuva mais significativa, com valores acima da média especialmente no último mês.

TEMPERATURA

A temperatura estará próxima a acima do normal da estação na maior parte de SC. A partir de maio as massas de ar frio são mais abrangentes.

Deixe seu comentário:

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação