Nos últimos tempos o climatologista Ed Hawkins da Universidade de Reading/ Inglaterra criou uma representação gráfica que se popularizou pelo mundo. Através dela temos uma visão mais simples da elevação da temperatura do nosso Planeta ao longo dos anos.

Continua depois da publicidade

Ele criou a chamada listras do clima. Para que você entenda, cada listra representa um ano. O azul indica ano frio e as cores do bege para o vermelho indicam anos quentes a muito quentes.

No infográfico acima temos a temperatura média do nosso Planeta desde 1850 até 2019. É nítido como na última década cada ano que passa a temperatura sobe mais.

NOVIDADE

Ontem como forma de comemoração em relação ao dia da Terra, Ed Hawkins divulgou este infográfico mais regionalizado. Olha o que temos para o nosso Estado, Santa Catarina

Infográfico para SC
Infográfico para SC (Foto: Climatologista Ed Hawkins)

Fazendo um comparativo com o planeta percebemos algumas poucas diferenças. Da pra ver claramente que tem aquecido cada vez mais nas últimas década, especialmente dos anos 2000 pra cá, aqui em Santa Catarina. Porém, veja que diferente do infográfico do planeta, nós aqui em Santa Catarina tivemos anos nas décadas de 10, 40 e 60 alguns anos mais quentes.

Continua depois da publicidade

Esses são dados científicos que mostram que estamos vivendo um período de aquecimento. Aqui não entra o motivo desse aquecimento.

Destaques do NSC Total