O Governo de Santa Catarina espera receber, ainda neste domingo, 309.250 doses da vacina contra a Covid-19. É a maior remessa enviada pelo Ministério da Saúde ao Estado nesta pandemia. Os imunizantes da Astrazeneca são aguardados no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, às 23h20.
Continua depois da publicidade
> Governo de SC estuda vacinar adolescentes contra a Covid-19; entenda
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica já confirmou que as vacinas serão usadas como dose 2 (D2) para quem está no prazo. Ou seja, recebeu a primeira dose (D1) há 12 semanas. A expectativa é que 300 mil pessoas voltem aos pontos de vacinação nos próximos dias e concluam o processo de proteção contra a Covid.
Na quinta-feira (17), a coluna publicou que quase 100 mil (99.525) moradores de SC não tinham retornado dentro do prazo determinado pelos fabricantes, o que é bem preocupante. Deste total, 42.401 tomaram a D1 da Astrazeneca.
> SC aguarda mais de 100 mil doses da vacina contra Covid da Janssen
Continua depois da publicidade
Outros pontos a destacar, é que a Secretaria de Estado da Saúde tem reforçado a importância de acelerar a vacinação e orientado as pessoas para que não escolham as doses. Todas que chegam são aprovadas pela Anvisa, portanto, seguras e eficientes.
Leia também:
> Auxílio emergencial de SC de R$ 900 entra na última semana para cadastro; veja como receber
> Novo decreto: o que fica proibido e liberado em SC até 30 de junho
> Donos de festa clandestina na pandemia ‘compram’ cadeira anfíbia em acordo com MPSC