O engenheiro civil Ricardo Saporiti, conhecido por realizar as consultorias para Fiesc de análises expeditas das estradas em Santa Catarina, disse à CBN Floripa quais são as três prioridades de mobilidade do litoral de Santa Catarina:

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Via Mar

A estrada paralela à BR-101. Cerca de 140 KM entre Joinville e Tijucas, no final do Contorno da Grande Florianópolis. O governo passado licitou o projeto de engenharia no trecho entre Joinville e a Rodovia Antônio Heil (Brusque). Cerca de 90 km. Projeto de engenharia em execução. Espera-se, agora, o termo de referência para o edital do segundo trecho até Biguaçu/Tijucas, o que deve ocorrer, segundo fontes no Centro Administrativo,  no final de julho. 

Otimização Contrato BR-101 Norte

A concessão segue vigorando e a Via Mar é projeto de longo prazo. Com o trecho já saturado, é preciso com urgência das vias laterais e novas interseções.

Moro dos Cavalos

Governo de SC disse que iria apresentar o projeto do Contorno para o Ministério dos Transportes analisar. A proposta do túnel duplo, já pacificada com TCU e MPF, com projeto de engenharia pronto e licenciamento ambiental concedido (precisaria de atualização), vai depender de análise do TCU e passa por decisão de arranjo político ainda não definido.

Governador Jorginho Mello defende Contorno e não túneis no Morro dos Cavalos, veja a ideia de projeto:

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