As cooperativas de crédito temem o impacto em sua performance caso avance a proposta de equiparação a bancos na regulamentação da Reforma Tributária no Congresso Nacional. A preocupação foi manifestada em entrevista com o presidente do Sicoob Central SC/RS, Rui Schneider da Silva, ao programa Empresas e Negócios da CBN Floripa.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

— A União quer arrecadar e nós estamos nessa luta da não incidência de tributos no ato cooperativo nas operações entre os associados — disse o dirigente.

O Sicoob SC/RS alcançou, em maio, 1,5 milhão de cooperados, distribuídos em 470 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, onde a cooperativa possui 8.904 funcionários e 672 agências.

Pelo segundo ano consecutivo, o Sicoob foi reconhecido como a terceira melhor instituição financeira do Brasil, segundo o ranking “Melhores Bancos do Mundo 2024”, realizado pela Forbes em parceria com a empresa de estudos de mercado Statista. 

Continua depois da publicidade

No exercício de 2023, o Sicoob, instituição financeira cooperativa com mais de 8 milhões de cooperados, registrou um montante de R$ 8,4 bilhões em resultados contábeis, representando um aumento de 16,4% em relação ao ano anterior.

Veja a entrevista

Leia Mais

Os novos gargalos da Grande Florianópolis com a liberação do Contorno Viário

Destaques do NSC Total