nsc
    nsc

    Saúde e Economia

    Coronavírus em SC: disciplina no comércio de rua é fundamental para sucesso na retomada 

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    13/04/2020 - 11h38
    Comércio de rua retomado em São Jose (Foto: Secom/PSJ)
    Comércio de rua retomado em São Jose (Foto: Secom/PSJ)

    A retomada, a partir desta segunda-feira (13), do comércio de rua em Santa Catarina terá resultado positivo caso todos colaborem com novos hábitos e respeitem as regras de convivência. Só dará certo com uma disciplina que os brasileiros não estão acostumados. O uso da máscara de proteção por clientes e trabalhadores, o respeito ao distanciamento e evitar aglomerações. Os ambientes devem ser higienizados com mais frequência e as pessoas precisarão de educação em saúde. Sem isso, o risco de retrocesso é grande.

    > Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

    A retomada é necessária, desde que feita de forma lenta, gradual, controlada e baseada em indicadores. Os nossos números são uma referência, mas não dizem tudo. Não testamos o suficiente para saber quem está com o vírus.

    Maior dificuldade no momento, no Brasil, é conter o isolamento nas áreas mais pobres- justamente o povo que precisa sair para trabalhar porque a geladeira está vazia. O Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mantém o discurso técnico para a política de isolamento e quarentena. Aponta que cada região tem as suas características mas não deixa de citar a importância de evitar aglomerações. O presidente Jair Bolsonaro, em videoconferência com religiosos no domingo (12), disse que "parece que está começando a ir embora essa questão do vírus, mas está chegando e batendo forte a questão do desemprego​". A fala presidencial ameniza o risco da saúde e o ministro diz o contrário. É confuso para o povão entender.

    Florianópolis, com mais casos registrados, vai esperar mais um pouco.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas