Será na Rodovia Rozália Paulina Ferreira, no Pântano do Sul, em Florianópolis, a nova estação de tratamento de esgoto (ETE) que irá atender o bairro e a praia da Armação. A Casan já obteve, na semana passada, a licença ambiental prévia (LAP), da Fundação Municipal de Meio Ambiente. A expectativa é de lançar o edital para contratação da obra em até 60 dias. 

Continua depois da publicidade

O sistema de esgoto Armação/Pântano do Sul terá capacidade de atender até 15 mil pessoas. Trata-se de um investimento de R$ 65 milhões em uma obra prevista para 24 meses e envolve 36 mil metros de rede coletora, 12 estações elevatórias, emissários de recalque e a ETE.

Projeto da Estação de Esgoto do Rio Tavares tem 20 anos e obra ainda não foi concluída

O efluente tratado será lançado no rio Quincas Antônio, que nasce no Pântano do Sul e desemboca no Sangradouro (afluente).

O Sul da Ilha não possui tratamento de esgoto. 

“Ainda está prevista a implantação de uma cortina verde em todo o perímetro do terreno, o que reforça o compromisso com medidas de mitigação ambiental. A expectativa é consolidar um marco na ampliação da cobertura de esgotamento sanitário em Florianópolis, que hoje tem uma cobertura de 68,13%, promovendo melhorias significativas na saúde pública e na proteção dos ecossistemas costeiros na região do Sul da Ilha”, reforça o Secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da prefeitura de Florianópolis, Alexandre Waltrick.

Continua depois da publicidade

Leia Mais

Justiça permite obras, trava operação de estação milionária de esgoto e provoca indignação em Florianópolis

Motociclistas fazem “show de horrores” no trânsito na Grande Florianópolis

Jovem Aprendiz é programa que abre caminho para o emprego