A prefeitura da capital precisa rever os critérios hoje estabelecidos para o bloqueio do trânsito para a realização de eventos. Estes, são muito importantes, movimentam uma cadeia econômica enorme, geram empregos e atraem turistas.

Continua depois da publicidade

Entretanto, a cidade vive uma degradação de sua mobilidade a cada ano que passa. Mais moradores, mais carros, transporte coletivo não atraente e o investimento em infraestrutura que não acompanha a demanda real.

Hoje, em Florianópolis, qualquer motivo é motivo para tornar o trânsito caótico. Um caminhão que quebra na subida da SC-401, a descarga de mercadoria em qualquer horário em frente ao comércio em rua já estreita, semáforos desintegrados e acidentes provocados por motoristas imprudentes e desatentos com o uso do celular.

A cidade precisa sopesar tudo isso. 

FOTOS: Papai Noel leva encanto e magia para a Beira-Mar em Florianópolis

Continua depois da publicidade

Neste sentido, é preciso que existam critérios objetivos e embasamento em indicadores para a liberação de eventos em vias públicas com bloqueio de trânsito. 

A relação custo/benefício precisa estar presente sempre. O bloqueio da Avenida Beira-Mar Norte, a principal da cidade, precisa ser muito bem pensada: qual o horário, o impacto na rotina da cidade e o retorno financeiro, entre outros. Vale para provas esportivas, eventos políticos, religiosos e culturais. 

A prioridade precisa ser realizar o evento no local adequado, mas com menor impacto na rotina da cidade.

A mesma parada de Natal que encanta turistas e moradores é a mesma que deixa milhares de pessoas trancadas na fila. A opção pela Beira-Mar Norte foi a melhor escolha? A Beira-Mar do Continente não seria a melhor opção. Ou a passarela Nego Quirido ?

Continua depois da publicidade

As perguntas precisam ser feitas em todos os eventos: o horário, a importância do evento, o impacto na rotina da cidade, o local e o retorno financeiro. 

Leia Mais:

SC tem quase 250 obras paradas e bilhões de reais em promessas de investimentos

Gigante de SC cresce quase 80% e mira seleto Clube de Bilionários

Destaques do NSC Total