nsc
    nsc

    Puxadinho

    Florianópolis terá microcorredor de ônibus

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    10/12/2019 - 11h21 - Atualizada em: 10/12/2019 - 18h56
    Congestionamentos são rotina em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)
    Congestionamentos são rotina em Florianópolis (Foto: Tiago Ghizoni / NSC Total)

    A prefeitura de Florianópolis vai implementar microcorredores de ônibus na cidade. A Secretaria de Mobilidade fez um estudo e diagnosticou os principais locais onde o ônibus enfrenta dificuldade para pequenas manobras, como uma curva, por exemplo. Os pontos mais críticos são no entorno do Titri, CIC e acesso ao bairro Santa Mônica.

    Nestes locais, onde existe uma marcação "zebrada" no asfalto de proibido trafegar, por exemplo, será permitida a passagem exclusiva de ônibus.

    — Nós percebemos que às vezes o ônibus leva cinco minutos para conseguir entrar numa rua e fazer uma curva porque os carros ocupam o espaço com mais agilidade. Vamos destinar pequenos espaços exclusivos para ônibus para que eles consigam entrar numa rua e fazer uma curva com mais agilidade e menor tempo — explica o secretário de mobilidade em Florianópolis, Michel Mittmann.

    Para dar certo, a medida da prefeitura precisará contar com o bom senso dos motoristas e a fiscalização enérgica da Guarda Municipal. Já se tentou implementar faixas preferenciais para ônibus nas duas pontes. Faltou educação do motorista para respeitar, divulgação e fiscalização dos agentes de trânsito. Não deu certo.

    Ponto positivo para a prefeitura que está tentando com pequenas intervenções resolver aquilo que já é grave: os congestionamentos e o trânsito cada vez mais travado na região. Mas não deixa de ser uma solução puxadinho.

    O Plano de Mobilidade Urbana de Florianópolis- PLAMUS- foi concluído em 2015. Ele previa corredores de ônibus na grande Florianópolis na SC- 401, Via expressa, BR- 101 e avenidas de Florianópolis. Nada foi feito.

    Plano Operacional da Ponte Hercílio Luz

    A prefeitura irá lançar nesta sexta-feira o Plano Operacional da Ponte Hercílio Luz. Nós antecipamos aqui. Será lançada uma linha circular de ônibus com característica urbana e turística.

    — Será uma forma de provocar as pessoas a não usarem o carro e ver como é possível atravessar do continente pra ilha sem carro — avalia o secretário.

    A expectativa é colocar esta e as demais linhas de ônibus em circulação a partir do dia 13 de janeiro.

    Carros à noite

    Os carros de passeio devem ter acesso à ponte a partir de abril e somente no período da noite, com menor movimento.

    Para o segundo semestre a prefeitura pretende colocar em prática algo que ocorre em vários países, como nos EUA, por exemplo. Somente carros com mais de uma pessoa poderão passar. Essa prática poderá ser adotada durante o dia, inclusive.

    Sistema é utilizado em estradas dos EUA
    Sistema é utilizado em estradas dos EUA
    (Foto: )

    Confira a entrevista com o secretário de Mobilidade de Florianópolis, Michel Mittmann:

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas