nsc
    nsc

    Descaso

    Laudo aponta que blocos submersos das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles precisam ser reforçados urgentemente em Florianópolis

    Compartilhe

    Renato
    Por Renato Igor
    15/05/2020 - 07h01 - Atualizada em: 15/05/2020 - 10h08
    Desgaste da estrutura das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles
    (Foto: Guto Kuerten/ Divulgação)

    O governo de Santa Catarina irá contratar uma empresa com dispensa de licitação para obras de recuperação de seis blocos de sustentação das Pontes Pedro Ivo e Colombo Salles, em Florianópolis. Um laudo da empresa RMG Engenharia, entregue em fevereiro à Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEI), aponta que três blocos da Ponte Colombo Salles e três da Ponte Pedro Ivo precisam ser “reforçados urgentemente” e que, sem as obras, a interdição das duas estruturas deveria ser uma das possibilidades (leia trecho abaixo).

    Estrutura das pontes
    Estrutura das pontes
    (Foto: )

    > Situação das pontes Pedro Ivo e Colombo Salles não oferece risco à população, rebate secretário

    O laudo técnico aponta desplacamento do concreto, corrosão, armaduras expostas e em processo de corrosão, e armaduras rompidas. Há uma obra em andamento de manutenção das pontes, mas esta não contempla os blocos de sustentação. A Secretaria Estadual de Infraestrutura trabalha com o Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) para um contrato com dispensa de licitação e tem a expectativa para iniciar os trabalhos em Junho.

    Necessidade de recuperação
    Necessidade de recuperação
    (Foto: )

    É um verdadeiro escândalo. Responsabilidade de todos os ex-governadores que mais se preocuparam com lançamento de obras novas e em colocar o nome em placa de inauguração. Manutenção de obras já existentes não dá voto e a falta disso traz um custo enorme para a sociedade.

    Quanto mais o tempo passa e as estruturas ficam sem manutenção, maior o risco e mais caro fica a sua restauração. Um péssimo exemplo de gestão. É a não gestão. Nos últimos anos, Governo e TCE ficaram quase três anos discutindo qual a modalidade de contratação para a recuperação das duas pontes.

    laudo aponta desgaste
    Laudo aponta desgaste
    (Foto: )

    O deputado estadual Bruno Souza (Novo) irá denunciar o caso nesta sexta-feira ao Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) e TCE.

    Leia trecho do laudo da empresa sobre as pontes:

    Laudo
    (Foto: )

    A SEI se manifestou por nota:

    A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que recebeu, em fevereiro, o estudo técnico para avaliar a parte estrutural dos blocos submersos das pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles. O estudo aponta o que precisa ser feito de maneira emergencial e os serviços que podem ser realizados de maneira gradativa. Desde o conhecimento do estudo, a SIE está trabalhando em conjunto com o Tribunal de Contas do Estado e o Ministério Público de Santa Catarina para iniciar o processo de dispensa de licitação para contratar empresa com expertise nos serviços que precisam ser realizados emergencialmente. A previsão é que os trabalhos emergenciais sejam iniciados em junho.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas