As lojas de chocolate de rua estão autorizadas a abrir imediatamente em Santa Catarina. Autônomos e profissionais liberais poderão voltar às atividades na próxima semana, mediante regras que o governo irá divulgar nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
As informações são do presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Jonny Zulauf, em entrevista ao Direto da Redação da tarde desta sexta-feira (3), logo após participar de reunião do comitê de crise implantado pelo governo do Estado.
Como as lojas de chocolate são caracterizadas como ramo de alimentação, não será necessário um novo decreto. A medida leva em conta a proximidade da Páscoa. Em shoppings, no entanto, seguem fechadas.
A possibilidade de liberar o comércio de rua já na próxima semana esteve em pauta no comitê de crise, mas foi repensada em função do comportamento da população na reabertura dos bancos e agências lotéricas, nesta semana.
– A sociedade não foi legal em relação aos bancos. Houve um abuso mesmo. Muita gente, aglomeração, idosos que culturalmente vão lá pelo hábito, sacar o dinheirinho. É uma cultura. O comportamento da população mostrou que a reabertura foi um equívoco – afirmou Zulauf.
Continua depois da publicidade
Ouça a entrevista:
Governador confirma no Twitter
Minutos depois da entrevista, o governador Carlos Moisés da Silva confirmou em publicação no Twitter o retorno de profissionais liberais e autônomos nesta segunda-feira (6).
Continuamos trabalhando na defesa da vida de quem vive em #SC. No fim-de-semana estaremos estudando regras para que trabalhadores autônomos, profissionais liberais, consultórios de saúde e clínicas – importante grupo da atividade econômica – possam retomar atividades na 2a feira.
— Carlos Moisés (@CarlosMoises) April 3, 2020