Escola privada funciona hoje em prédio histórico (Foto: Divulgação)
Enquanto muitos imóveis históricos do Centro de Florianópolis enfrentam o abandono ou descaracterização, um dos prédios mais emblemáticos da região ganhou nova vida e propósito. A construção centenária, tombada como patrimônio histórico e cultural, está localizada em frente à tradicional Praça Getúlio Vargas (dos Bombeiros) — mais um marco da cidade — e foi cuidadosamente restaurada para se tornar a nova sede de um colégio e cursinho que acaba de completar 15 anos de atuação na capital.
O prédio, que já abrigou repartições públicas (IPUF) e outros serviços ao longo das décadas, agora pulsa com juventude, aprendizado e inovação. O colégio simboliza a união entre o passado e o futuro: o respeito à história da cidade aliado ao compromisso com a formação de novas gerações.
Veja fotos antigas do Palácio Cruz e Sousa
Consta na foto caminhoes da ALPI Industria e Comercio SA e parte do Palacio Cruz e Sousa e Catedral Metropolitana de Florianopolis. Foto tirada na Praca 15 de Novembro, em 1970 (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Detalhes do teto do Salão Nobre, 1979 (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Fachada principal do Palácio Cruz e Sousa antes de serem iniciadas as obras de restauração. Fotografia original do livro “Do Palácio Rosado ao Palácio Cruz e Sousa quando como e por quê” (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Os primeiros andaimes armados para restauração da parte exterior do Palácio Cruz e Sousa. Fotografia original do livro “Do Palácio Rosado ao Palácio Cruz e Sousa quando como e por quê” (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Palácio Cruz e Sousa na comemoração do primeiro centenário do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Posse do governador Celso Ramos, comemoração no Palácio Cruz e Sousa, em 1961 (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Vista dos detalhes da restauração do telhado do Palácio Cruz e Sousa, em 1979 (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Vista parcial do antigo Palácio do Governo do Estado de Santa Catarina, no Centro de Florianópolis (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Vista do alto do Palácio Cruz e Sousa. Ao fundo a Praça 15 de Novembro, no Centro de Florianópolis (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Governador no Antônio Carlos Konder Reis, o vice-governador Marcos Henrique Buechler e outros, na sacada do Palácio Cruz e Sousa em Florianópolis. Década de 1970 (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
Andaimes montados para restauração do teto do hall do Palácio Cruz e Sousa, em 1979 (Foto: Arquivo Histórico de Santa Catarina)
A revitalização do espaço não apenas devolveu à cidade um de seus marcos arquitetônicos, como também ressignificou o uso do patrimônio público, provando que é possível preservar a história enquanto se constrói o futuro.