Santa Catarina (SC) desbancou a liderança do Rio de Janeiro (RJ), maior destino de estrangeiros no Brasil, e é o estado que registrou o maior crescimento de visitantes do exterior entre janeiro e setembro de 2025. Os dados foram apresentados pela Embratur na terça-feira (7).
Continua depois da publicidade
O Brasil chegou aos inéditos 7.099.237 turistas internacionais — volume 45% superior ao registrado no mesmo intervalo do ano passado. O RJ obteve um aumento de 51,7%, e SC, de 65,2%.
Confira cinco passeios para fazer em Florianópolis:
Foram 592.660 viajantes “gringos” que estiveram aqui neste ano, principalmente argentinos e chilenos.
Os três fatores
Promoção, voos e câmbio explicam o sucesso catarinense.
Promoção
O poder público e as entidades privadas, como o Destino Floripa & Região, têm intensificado a participação em feiras no exterior e recebido operadores internacionais com frequência para divulgar as nossas atrações.
Continua depois da publicidade
Voos
O trabalho integrado entre o trade turístico, o poder público e o Floripa Airport conseguiu ampliar a malha aeroviária, com mais voos — como o inédito para a Europa (Portugal), além de conexões para o Panamá e o Peru, e mais horários para Argentina e Chile.
Dólar e euro
O maior emissor de turistas para Santa Catarina é a Argentina. O câmbio favorável relembra a época do “dame dos”. Os hermanos fizeram a festa no comércio catarinense na última temporada — e vão fazer de novo. Em relação ao euro, o europeu aqui desfruta de uma vantagem enorme com a diferença cambial favorável.
Leia Mais:
Astros do pagode e sertanejo apostam em condomínio de luxo com termas e adega cofre em SC
Florianópolis tem 5 bairros com imóveis de R$ 2 milhões, nova proposta de teto de financiamento
Cobertura de luxo milionária no Centro de Florianópolis vai a leilão pela metade do preço
Prefeitura da Grande Florianópolis assina financiamento milionário para obra de avenida Beira-Mar
FOTOS: Como será o novo deck do mangue do Itacorubi em Florianópolis






