De vendedor de produtos de limpeza a uma das figuras mais influentes do franchising, Leandro e Leonardo Castelo construíram uma trajetória que inspira milhares de empreendedores brasileiros. Já morando há muito tempo em Joinville, eles largaram seus empregos em uma grande multinacional para iniciar, em 2007, a carreira no empreendedorismo ao lado do pai, Edimar, rodando pelas ruas da cidade catarinense em uma Kombi, oferecendo itens de limpeza enquanto dava os primeiros passos da marca que viria a se tornar a maior franquia de varejo do segmento no Brasil: a Ecoville.
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A ascensão da Ecoville chamou a atenção do mercado. A rápida expansão da rede e o modelo de gestão aplicado pela família Castelo logo despertaram o interesse de outras marcas em busca de crescimento semelhante.
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Foi dessa demanda que nasceu o Ecossistema 300 Franchising e, em pouco mais de cinco anos, a companhia ultrapassou a marca de 11,7 mil franquias comercializadas, reunindo mais de 90 marcas associadas e se destacando por sua atuação estratégica no desenvolvimento de redes em diferentes estágios de maturidade.
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A trajetória dos irmãos chama atenção pelo viés prático. Antes de virarem mentores, testaram cada etapa do crescimento de um negócio: da venda, passando pela operação e chegando à franquia. A Ecoville foi a base para o desenvolvimento do que hoje é o Método 300, um modelo de aceleração de franquias baseado em dados, tecnologia e gestão estratégica. Mais de 500 empresas já passaram por imersões no método, com treinamentos intensivos seguidos por bancas de avaliação ao estilo Shark Tank. As marcas aprovadas recebem suporte em áreas-chave para escalabilidade, como gestão, expansão e capacitação.
Atualmente a estrutura do grupo é dividida em cinco verticais que se complementam: a 300 Consultoria, voltada para redes que desejam ingressar no franchising; a Scale-Up, que prepara marcas promissoras para a expansão; a 300 Educação, focada na capacitação de empresários; a 300 Aceleradora, que conduz o crescimento acelerado das franquias; e a 300 Gestão, responsável por garantir a estrutura e sustentabilidade das operações.
É essa lógica integrada que garante que o crescimento das marcas seja sustentável, e que o sucesso vá além da venda de franquias. Hoje, o grupo implanta mais de 200 novas operações por mês no Brasil e, além do foco em crescimento, o Ecossistema 300 Franchising atua como vetor de geração de empregos e renda, já são 45 mil postos de trabalho gerados.
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