Dois monstros sagrados do jornalismo catarinense. Cada qual na sua especialidade. À esquerda Celso Pamplona, a Vênus platinada, jornalismo social onde tudo sabia e tudo informava. Desfilava garbosamente pelo centro da cidade. Natural de Blumenau, funcionário do Ministério da Agricultura, apresentador da TV Cultura, e depois RBS TV, colunismo de A Gazeta. Seu nome até hoje é citado no colunismo catarinense.
Continua depois da publicidade
Beto Stodieck implantou um novo tipo de colunismo onde informava de tudo e até do mundo social. Advogado, inteligente, de tradicional família da Capital, Beto fez seguidores e ninguém começava o dia sem antes ler sua coluna no jornal O Estado. Beto foi o primeiro jornalista catarinense a trazer Ney Matogrosso, de quem era amigo, para um show na Capital. Foi quando levou Ney à TV Cultura e me entregou para uma entrevista que ele comandou nos bastidores sem aparecer.
O que esses dois têm a ver com o futebol? Nada. Fazem parte da história do jornalismo catarinense e da comunicação do Estado. Amigos cujos nomes precisam sempre lembrar.
Mais uma decisão
O Figueirense com Betinho é um, e sem ele deixa-nos muita preocupação. Jogador está fora do jogo deste sábado em Salvador contra o Vitória. Realiza exames para detectar as razões da aceleração dos seus batimentos cardíacos. Sem Ruan Renato que pertence ao Vitória e está impedido de atuar, penso que Pereira é o substituto sem invenção e muita alteração. É o da posição que eventualmente também pode atuar pelo meio de campo. No mais, o mesmo time que enfrentou e empatou com o Criciúma.
Novo quadro
Quatro pontos separam o Vitória do Figueirense. O time catarinense é o primeiro da zona de rebaixamento com 32 pontos. Quem pode ultrapassá-lo é o Criciúma, com 30, e joga em casa contra o São Bento, último colocado. O outro próximo do alvinegro é o Vila Nova com 31 pontos, que já jogou na rodada perdendo para o Brasil de Pelotas. O Londrina, à frente do Figueirense, já jogou e perdeu para o Paraná, mas tem mais vitórias que o Figueirense, o que significa dizer que mesmo vencendo o Figueirense ainda não deixa a zona de rebaixamento.
Continua depois da publicidade
Está mudando
Com a renúncia do ex-presidente Plínio David de Nês Filho (Maninho), muda o quadro político administrativo da Chapecoense. O interino Paulo Magro já mostrou ser um dirigente pés no chão, zeloso com as coisas da Chape, gestor financeiro buscando terminar o ano de forma controlada e ainda tentando segurar a vaga da Série A, o que garantiria um ano de 2020 mais tranqüilo.
Arena lotada
Neste sábado a noite a presença do São Paulo na arena Condá vai determinar a volta do torcedor do verdão motivado pela grande vitoria diante do Atlético Mineiro no meio da semana em BH. Aliada a importância do jogo a Chape está fazendo promoção no preço dos ingressos.
O que foi aquilo?
E o Goiás conseguiu segurar o Flamengo. O empate após estar perdendo por 2 a 0 teve sabor de vitória. Imagine o que está esperando o Avaí domingo às 19h30 em Goiânia. Na verdade é outro jogo e sem 40 mil torcedores no estádio. O adversário também não exerce a motivação igual a de enfrentar o Flamengo no momento. Roga-se ao técnico Evando Camilatto não mexer demais no time.
Bastidores
Queiram ou não, gostem ou não, nos bastidores já circula lista contendo nomes de jogadores que não ficarão na Ressacada.
Continua depois da publicidade
Aliás, o torcedor já sabe quem fica e quem vai embora. A ideia é não divulgar lista para evitar impacto maior, e sim dispensas em doses homeopáticas.
A grande chance
Teoricamente o melhor jogo para pontuar neste final de semana está com o Criciúma. Enfrenta o São Bento de Sorocaba, lanterna da Série B, para vencer e não pode ser diferente. As campanhas não são muito diferentes.
Dois pontos à frente tem o tigre e está na penúltima colocação. Para quem mantém ainda esperança de escapar do rebaixamento não há outra chance melhor do que começar a vencer neste sábado em casa. Técnico Roberto Cavalo não terá Léo Gamalho e sua preocupação maior no momento é o nervosismo que o time bem acusando em seus últimos jogos.
Leia as últimas notícias do Esporte
Continua depois da publicidade