Mesmo que apenas por mais duas semanas, Joinville ganhou um novo calçadão no Centro. O trânsito na travessa Bachmann está fechado desde o início de março, para a requalificação, e permanecerá sem a travessia de veículos até o final do mês, durante o Festival de Dança, ainda que as obras já estejam praticamente concluídas. No dia 30, será realizada a inauguração, com liberação para o tráfego de veículos. O espaço poderá voltar a ser usado como calçadão em eventos e datas especiais.
Continua depois da publicidade
> Joinville mantém liderança, Florianópolis reduz diferença; confira os 20 maiores colégios eleitorais
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Em períodos mais recentes, Joinville contou com calçadão na rua do Príncipe, criado em 1986 em segmento entre a rua Nove de Março e a praça da Nereu Ramos. Além da valorização da via histórica, a ampliação da calçada foi encarada como incentivo ao comércio na região central de Joinville. Uma feira de artesanato foi instalada no local.
Quase duas décadas depois, em 2004, o calçadão foi eliminado, com liberação do trânsito dos veículos. Os artesães foram obrigados a se instalar em outro local. A reabertura foi motivo de controvérsia, afinal, foi eliminado um local já tradicional de convivência na área central.
Continua depois da publicidade
A requalificação da travessa Bachmann faz parte da iniciativa de recuperação da área central de Joinville. No caso do calçadão, havia proposta de instalação na vizinha rua Jerônimo Coelho. No entanto, como a via terá de passar por novas intervenções caso as obras do rio Mathias sejam retomadas, a opção acabou sendo a travessa. As obras de quase R$ 1 milhão foram executadas pela prefeitura com recursos do governo do Estado.
> Maior procura em Joinville aumenta fila de espera em creches da rede municipal
> Reforma transforma subprefeituras de Joinville em “unidades de obras”
> Joinville mantém liderança, Florianópolis reduz diferença; confira os 20 maiores colégios eleitorais
> Nova ampliação da BR-101 em Joinville ainda distante
> Após seis anos sem aumento, táxis em Joinville terão reajuste