A mais recente atualização do cadastro de eleitores, realizada nesta semana, confirma o salto dos eleitores com menos de 18 anos em Joinville. Na última eleição, em 2020, havia 781 cadastrados na faixa etária entre 16 e 17 anos, na qual não há obrigatoriedade do voto. Agora, são 5,2 mil eleitores com menos de 18 anos de idade. A atualização do Justiça Eleitoral traz os dados de maio, quando foram processadas os últimos alistamentos e transferências de título.

Continua depois da publicidade

> Prefeitura de Joinville contrata consultoria para três desafios do governo

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Na eleição de 2020, a pandemia estava em patamar de maior gravidade, o que contribuiu para a baixa procura pelo alistamento eleitoral, ainda mais um público no qual o voto é facultativo. A partir do ano passado, começaram as campanhas de incentivo ao cadastramento eleitoral, com focos nos jovens. Em Joinville, entidades empresariais apoiaram a iniciativa.

Mesmo em comparação com períodos anteriores à pandemia, o crescimento em 2022 é expressivo. Na eleição de 2018, quando foram escolhidos presidente, governadores, senadores e deputados, Joinville tinha 1,9 mil eleitores com menos de 18 anos. Agora, tem quase o triplo. Na soma de todas as faixas etárias, a cidade conta agora com 429 mil eleitores.

Continua depois da publicidade

> “Joinville pede socorro em relação ao Hospital São José”, diz Adriano, sobre custeio

> Prefeitura de Joinville prepara reparo na Beira-rio para liberar ponto interditado

> O que a pesquisa sobre ônibus em Joinville quer saber