A nova condição de Joinville na matriz do governo do Estado para a pandemia libera as aulas presenciais e autoriza mais flexibilizações, mas neste caso sem grandes impactos. Na atualização desta quinta-feira, Joinville e região passaram de “grave” para “alto” na escala de risco. No entanto, com exceção do ensino presencial, a maioria parte das medidas é determinada conforme os indicadores locais. Assim, nem sempre as alterações estão condicionadas às oscilações na matriz.

Continua depois da publicidade

> Matriz de risco para pandemia recua e “confirma” volta às aulas em Joinville

> ​Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

Neste momento, a Secretaria de Saúde de Joinville acompanha os indicadores da pandemia, principalmente em relação aos impactos após as flexibilizações das últimas semanas. Se a tendência de queda nos indicadores se mantiver, mais medidas poderão flexibilizadas. Abaixo, uma lista da situação de diferentes setores, parte deles já com decisões, outros em estudos.

Aulas presenciais

Continua depois da publicidade

Voltam no dia 3 de novembro nas redes municipal e privada. Mas a matriz de risco precisa se manter no nível “alto” na atualização da próxima quinta. As escolas estaduais só voltam com aulas de reforço, com data a ser divulgada após homologação do plano de contingência.

Lotação

Ocupação máxima de 50% nos estabelecimentos comerciais e demais espaços de atendimento ao público será mantida por pelo menos duas semanas.

Futebol recreativo

Como Joinville passou para o nível alto na matriz, os jogos podem ser realizados todos os dias. Antes, os estabelecimentos para futebol entre amigos só podiam funcionar em dias intercalados.

Casas noturnas

Não há nenhuma previsão de autorização para reabertura.

Cinemas

Suspensão está mantida até quarta-feira da semana que vem. Há estudos sobre a liberação, mas sem decisão tomada.

Continua depois da publicidade

Transporte coletivo

Limitação de lotação de 50% na capacidade dos ônibus será mantida, sem alteração na semana que vem.

Zoobotânico e torre do mirante de Boa Vista

Serão reabertos na próxima semana, a partir do decreto de terça-feira.

Provadores de roupas no comércio

Pela portaria do governo do Estado, estão liberados após sete dias no nível “alto” na matriz de risco. Portanto, serão autorizados a partir de quinta da próxima semana, se a região de Joinville se mantiver em “alto”.