No dia seguinte à apresentação do projeto para acabar com as diárias, agora é vez de proposta para criar o trabalho “voluntário” dos vereadores em Joinville, com o fim de pagamento de salários aos parlamentares. Por enquanto, a sugestão sobre os salários foi apenas anunciada na quarta por Mauricinho Soares, com intenção de protocolo formal nos próximos dias. De acordo com o vereador do MDB, sua assessoria está elaborando o projeto. Hoje, o salário dos vereadores de Joinville é de R$ 12,8 mil, brutos.
Continua depois da publicidade
A proposta de Mauricinho é uma reação ao projeto de Wilson Paraíba para extinção das diárias de viagem. O vereador do MDB não concorda com as críticas às despesas dele, ainda que Paraíba não tenha feito a referência aos gastos de nenhum vereador de forma específica. Mas, em resumo, se não é para ter diárias, que tenha também a atuação voluntária dos vereadores, no entendimento de Mauricinho. “Minha região (Aventureiro e entorno) está virando um canteiro de obras porque viajei atrás de recursos em Brasília”, diz Mauricinho, citando pavimentações, construção de posto de saúde e parque, entre outros investimentos.
MAIS DIÁRIAS
Na sessão de quarta, o projeto das diárias motivou confronto entre Odir Nunes (PSDB) e Paraíba. Odir reclamou da “demogogia” e aconselhou Paraíba a devolver o que já gastou com diárias neste mandato. O vereador tucano citou ainda uma viagem de Paraíba durante o recesso. Paraíba retrucou manifestando estranheza com as críticas de Odir ao projeto de fim das diárias.
Continua depois da publicidade