nsc
nsc

EM ANÁLISE PELA PREFEITURA

CDL monta projeto para o Centro de Joinville; veja lista de sugestões

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
11/02/2021 - 12h31
Revitalização da área central de Joinville foi um dos principais temas da campanha eleitoral
Revitalização da área central de Joinville foi um dos principais temas da campanha eleitoral (Foto: Mauro Schlieck, arquivo pessoal)

A criação de um Largo Municipal é a sugestão mais inovadora, mas o pacote de sugestões da CDL de Joinville para a “ressignificação” do Centro da cidade traz outras 13 propostas. O projeto entregue ao prefeito Adriano Silva também cobra ações de fiscalização, melhorias na pavimentação e no mobiliário e criação de circuitos culturais e gastronômicos (veja lista completa abaixo).

> No lugar do terminal e do ginásio: Joinville tem nova proposta para o Centro

> Mobilização tenta retomar obra parada há uma década em Joinville

> Por que a tarifa do ônibus ainda não teve novo aumento em Joinville

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

O estudo da CDL traz também um diagnóstico da área central de Joinville, citando uma série de problemas. A apresentação mostra o péssimo estado as ruas atingidas pelas obras do rio Mathias, defensas quebradas, calçadas deterioradas, lixo nos passeios, ocupação indevida de espaços públicos, entre outras situações. O material inclusive citando os impactos econômicos da pandemia, com fechamento de estabelecimentos em determinados locais.

A CDL de duas experiências positivas na área central, como as novas calçadas no Batalhão do Exército e do entorno da Harmonia-Lyra, na Quinze de Novembro. Os exemplos foram citados porque houve envolvimento do poder público e iniciativa privada. Na proposta, a entidade lojista cobra também que o “básico” seja atendido pela prefeitura, como a fiscalização, segurança e manutenção da infraestrutura.

As propostas da CDL

Fiscalização de postura

Pedido à prefeitura para reforçar a fiscalização para manter as calçadas livres para os pedestres. O comércio ambulante sem autorização, o depósito de lixo de forma irregular, o excesso de ruídos e a exposição de produtos inadequadamente estão na lista.

Cabeamento subterrâneo

Executar mais três etapas da fiação subterrânea, elevado a extensão dos atuais 4,5 km para 20 km.

Iluminação destacada

Usar iluminação diferenciada para a área central, principalmente para prédios históricos.

Largo Municipal

Criar espaço aberto ao público junto às praças da Bandeira e Dario Salles, com retirada do terminal central de ônibus e “remoção” do ginásio Abel Schulz. O Centro passa a ganhar terminais de integração semelhantes aos adotados em Curitiba. Incentivar a instalação de espaços de gastronomia no entorno do Largo.

Acessibilidade

Incentivo aos donos de imóveis providenciarem calçadas acessíveis, com maior facilidade para escoamento da água.

Segurança

Maior presença da Guarda Municipal e de outras forças de segurança.

Pavimentação

Recuperação do pavimento das ruas, principalmente das ruas atingidas pelas obras de drenagem do rio Mathias.

Embelezamento

Bulevar de Pomerode, com estabelecimentos com mesas na calçada, é apontado como exemplo. Melhorias nas praças (nesse caso, é citado exemplo de São Bento do Sul). Investimentos em jardinagem.

Mobiliário urbano

Implantação de floreiras, contentores de lixo, lixeiras, bicicletários, redes de wifi, entre outros equipamentos, são as sugestões.

Lei do Patrimônio Cultural

Incentivar a preservação e ocupação dos imóveis do patrimônio histórico. Uma das estratégias é permitir a utilização de mecanismos criados em lei municipal há uma década, como abatimento no ISS, por exemplo.

Eventos culturais

Incentivo aos eventos, independentemente do tamanho.

Circuito histórico cultural

Oferecer passeios em ônibus turístico elétrico e locação de bicicletas para percorrer locais históricos.

Circuito turístico

Oferta de ônibus circular e ciclovias para ligar os locais de atração.

Circuito Gastronômico e Comercial

Estimular a implantação de lojas, restaurantes, bares, cafés, lojas, entre outros.

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas