Garuva terá um dos maiores avanços no ranking do ICMS de Santa Catarina. Com o novo índice para 2026, a cidade da região de Joinville passará da 68ª colocação para a 55ª posição na lista dos municípios com maior retorno do imposto no Estado. A parcela de Garuva na distribuição do tributo estadual crescerá de 0,3% para 0,36%, o que significa avanço de quase 20%. A expectativa na cidade é de continuidade na receita com o ICMS. Vizinha da BR-101 e com limites com o Paraná, Garuva tem 19,9 mil moradores. A cidade fica perto também do Porto Itapoá.

Continua depois da publicidade

O crescimento do setor de centro de distribuição e a condição de ponto de entrada de gás natural de terminal de regasificação instalado na baía da baía da Babitonga (em operação desde 2024) colaboraram para o avanço do ICMS, conforme avaliação do ex-prefeito Rodrigo David (o mandato de David foi concluído em 2024, ano-base do índice de 2026). Para o ex-prefeito, o impacto será ainda maior nos anos seguintes – em 2024, as mudanças econômicas ocorreram durante o ano; nos próximos, os reflexos serão em anos “cheios”.

Em avanço proporcional, Garuva cresceu 19,7% no índice do ICMS – no Estado, somente Governador Celso Ramos registrou elevação maior entre 2025 e 2026. Em números absolutos, Garuva teve o quinto maior avanço no Estado, sendo superada por cidades de maior porte, como Jaraguá do Sul, Brusque, Tijucas e Palhoça.