A preparação para a concessão da Arena Joinville e do futuro ginásio municipal teve novo passo nesta semana, com a seleção dos estudos de modelagem. As propostas foram selecionadas entre os participantes de edital de chamamento. A próxima etapa será de revisão e adequação dos estudos, em tarefa conjunta entre a prefeitura e os consórcios escolhidos. Antes do lançamento do edital de licitação para escolha das concessionárias, a modelagem ainda terá de passar por consulta pública e avaliação prévia pelo Tribunal de Contas do Estado.
Continua depois da publicidade
Confira imagens da proposta do novo ginásio municipal
As concessões têm propostas diferentes. Para a Arena Joinville, a modalidade deverá ser concessão comum, na qual a concessionária não recebe repasses do poder público – ou seja, as receitas com o empreendimento terão de bancar a operação. Em relação ao ginásio municipal, será uma concessão administrativa (PPP), na qual há contraprestação do poder público, ainda que a operação possa ter outras receitas. Nesse caso, o ginásio ainda tem de ser construído.
O novo ginásio terá capacidade para 6 mil pessoas, em construção prevista para a Zona Industrial Norte, junto à Univille. A Arena, inaugurada em 2004, tem cessão de uso parcial com o Joinville Esporte Clube. As concessões deverão ser lançadas de forma separada, mas a possibilidade de concessão única deverá ser avaliada nas adequações dos estudos de modelagem. A Arena terá contrato de 35 anos. Para o ginásio, o prazo será de 30 anos.
































