Um dos focos de campanha a ser lançada na próxima semana, a ampliação do colégio eleitoral em Joinville por meio da transferência do título de quem já mora na cidade tem espaço para crescimento. Em dados de novembro da Justiça Eleitoral, a cidade tem 425,5 mil eleitores, equivalente a 64% da população. Nos dois últimos censos, de 2010 e 2022, a proporção do eleitorado era maior, de quase 70% dos moradores. Portanto, em tese, há margem para a expansão.

Continua depois da publicidade

Joinville teve redução do eleitorado no primeiro semestre por causa do cancelamento de mais de 18 mil títulos. São eleitores que não votaram, não justificaram a ausência e nem pagaram as multas devido às faltas nas últimas três eleições consecutivas. A atualização cadastral atingiu um número elevado de eleitores porque o procedimento não foi realizado em 2021 e 2023 por causa da pandemia. Assim, houve acúmulo de títulos a serem cancelados. No Brasil, foram mais de 5 milhões de cancelamentos.

Iniciativa

O Movimento Cada Voto Conta será lançado na próxima segunda-feira, em evento na Acij. A iniciativa é um conjunto de ações que visam aumentar a representativa da região de Joinville com campanha de alistamento eleitoral de jovens e de quem passou a morar na cidade, mas ainda não transferiu o título. O incentivo ao comparecimento nas eleições, com escolha de candidatos, como forma de buscar a redução da abstenção e de brancos e nulos, faz parte da mobilização. O movimento tem a participação da Acij, Acomac, Ajorpeme, CDL e OAB Joinville.