A autorização para a construção de nova ponte em Joinville será liberada nesta quarta-feira pela prefeitura. Com a ordem de serviço, a ser entregue na sede da prefeitura, a ponte da Anêmonas terá previsão contratual de 18 meses para ficar pronta. A ligação terá 182,5 metros de extensão, sobre o rio Itaum e a áreas de vegetação. A estrutura de concreto tem uma “curva” para fazer a ligação entre as ruas Anêmonas (bairro Fátima) e Esteves Júnior (Guanabara). O custo será de R$ 25,9 milhões.

Continua depois da publicidade

Confira imagens do projeto da ponte da Anêmonas

A nova ligação ficará perto da ponte do Guanabara, que também faz a ligação entre os bairros Guanabara e Fátima. No passado, o plano era duplicar a rua Guanabara, mas a ideia foi substituída pela ponte em local próximo por causa dos custos de desapropriações. Os acessos à futura ponte vão passar por requalificação, com custo estimado em R$ 9 milhões. O edital de licitação dessas obras ainda não foi lançado.

Após a ponte e as melhorias acessos serem concluídas, deverá ser implantado binário entre as ruas Anêmonas e Guanabara. As obras serão bancadas com empréstimo contratado com o BID. A outra ponte em obras em Joinville fez nova ligação entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, com 980 metros. A Ponte Joinville tem previsão de ficar pronta no primeiro semestre de 2026.