Uma das maiores obras rodoviárias em andamento em Santa Catarina, a construção do contorno da BR-280 no Norte deverá levar mais tempo. No começo de 2025, o DNIT apresentava a estimativa de concluir o novo traçado de 24 quilômetros de extensão até dezembro de 2027, em investimento de quase R$ 1 bilhão desde o início dos trabalhos, em 2014.
Continua depois da publicidade
Túnel será duplo
No entanto, o montante de recursos para o atendimento do prazo ainda não atende ao necessário: a proposta do orçamento para a duplicação do BR-280 em 2026, do qual o contorno faz parte, está com R$ 80 milhões. A quantia ainda tem de ser dividida com outros lotes. Mesmo que venha a ser reforçado com emendas e remanejamentos, o montante dificilmente alcançará o patamar exigido pelo prazo de dezembro de 2027 (o ideal seriam R$ 110 milhões anuais só para o lote).
O lote 2.2 da duplicação da BR-280, o segmento do contorno, tem custo atualizado de R$ 993,4 milhões. É o único trecho da ampliação da rodovia a contar com túnel, no caso, uma estrutura dupla de mais de mil metros. A execução do lote alcançou 72% e ainda falta utilizar R$ 276,5 milhões até a conclusão dos trabalhos. Mesmo que o desembolso ainda vá avançar em 2025, o contrato vai iniciar 2026 com quantia acima de R$ 200 milhões para ser executada em dois anos. No melhor momento de andamento das obras do lote, ente 2023 e 2024, foram gastos R$ 219 milhões, em valores da época.
Túnel tem obras do lado externo
No entanto, o orçamento tinha valores maiores para a duplicação da BR-280. Naqueles anos, apenas mais um lote, em Guaramirim, estava em andamento, situação que se mantém até hoje – mas há planos de retomada do segmento entre Araquari e São Francisco do Sul. Portanto, poderão ser três lotes a utilizar os recursos. Dessa forma, se não houver a ampliação da proposta ou suplementação de recursos ao longo de 2026, a entrega do contorno vai estender por mais tempo.
Continua depois da publicidade
 
				 
                                     
                            
                            


































