nsc
    nsc

    Prevenção

    Coronavírus em Joinville: em decreto, prefeitura recomenda uso de máscaras pela população

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    06/04/2020 - 15h50 - Atualizada em: 06/04/2020 - 19h40
    Além do decreto de recomendação, o uso das máscaras será tema de campanha em preparação (foto: Jonathan Nackstrand, AFP)
    Além do decreto de recomendação, o uso das máscaras será tema de campanha em preparação (foto: Jonathan Nackstrand, AFP)

    Em decreto assinado no início da tarde desta segunda-feira, a prefeitura de Joinville recomenda o uso de máscaras pela população da cidade. “Fica recomendada a toda a população a utilização de máscaras de proteção, confeccionadas em tecido em conformidade com orientações do Ministério da Saúde, em especial quando houver necessidade de compras de gêneros de primeira necessidade ou outra medida que interrompa provisoriamente o isolamento social”, aponta o decreto assinado pelo prefeito Udo Döhler.

    ​​Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

    A publicação também cita a necessidade de manutenção dos demais cuidados na prevenção ao coronavírus, incluindo o isolamento social. A recomendação é para adesão de “forma plena” ao uso da máscara durante o período da pandemia e também antes do inverno, mantendo a utilização durante a estação.

    O decreto aborda os equipamentos de proteção para as equipes de saúde. “As máscaras cirúrgicas, contrariamente às demais máscaras de proteção, deverão ser utilizadas apenas por profissionais de saúde”. As máscaras cirúrgicas também devem ser usadas por profissionais de apoio que prestarem assistência ao paciente suspeito ou confirmado coronavírus e por pacientes nas hipóteses recomendadas pelo Ministério da Saúde. Nesses casos citados, é vedada a utilização de máscaras artesanais.

    O mesmo decreto informa que a Secretaria de Saúde de Joinville fará a distribuição de máscaras para quem comprovar não ter recursos. A recomendação cita ainda que a fabricação de máscaras caseiras atenda às especificações recentes do Ministério da Saúde.

    Neste momento, está sendo preparada pela Acij, com apoio da prefeitura de Joinville, a campanha “Máscaras para Todos”. Uma das possibilidades em estudo é a compra de matéria-prima para a fabricação em empresas locais e, posteriormente, distribuição para a população. Também será feita orientação. Os detalhes serão definidos nesta semana.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas