A maior cultura de prevenção com o uso dos equipamentos de proteção e os resultados da Coreia do Sul e Hong Kong convenceram o prefeito de Joinville a ser tornar entusiasta defensor do uso de máscaras por toda a população da cidade. “A utilização massiva das máscaras é de um grande alcance”, diz Udo Döhler. Na tarde desta segunda-feira, a prefeitura de Joinville publicou decreto recomendando o uso de máscaras por toda a população, inclusive com fabricação caseira, desde que atenda as normas do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

O prefeito de Joinville diz que o incentivo ao uso das máscaras pela população não vai levar ao relaxamento da prevenção ao coronavírus. “As medidas de isolamento social e de proteção dos grupos de risco são necessárias e têm de continuar. Mas mais atividades econômicas estão sendo flexibilizadas e está aumentando o público externo (fora de casa)”, afirma Udo.

O uso das máscaras aumenta a cultura de prevenção não só por ser um mecanismo de proteção, segundo Udo, mas porque também colabora para outros hábitos, como não levar a mão ao rosto e manter o distanciamento em locais públicos. O prefeito alega ainda que não vão faltar máscaras, inclusive cirúrgicas, para os profissionais da saúde e outros grupos prioritários.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total