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Custo da ponte do Adhemar Garcia, em Joinville, será de R$ 130 milhões

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Saavedra
Por Saavedra
28/09/2018 - 03h00
Ponte
(Foto: )

A ponte do Adhemar Garcia, incluindo as obras de acesso e o projeto executivo, deverá custar R$ 130 milhões. Esse é o teto previsto no anteprojeto e poderá ser até menor no início das obras, conforme o resultado da licitação, com possibilidade de aditivos mais adiante. Na solenidade de assinatura do contrato de US$ 40 milhões com o Fonplata, realizada na quinta (27), a Prefeitura de Joinville reafirmou o planejamento de lançar a licitação no segundo semestre do ano que vem. Pela cotação de ontem do dólar, o empréstimo é equivalente a R$ 159,6 milhões – a cotação da moeda americana era mais baixa quando as negociações começaram. Eventuais sobras dos recursos do financiamento poderão ser usadas em outras obras na cidade. 

O projeto executivo fica pronto em até sete meses, quando será apontado o tempo de duração da obra, hoje estimado em um ano e oito meses – essa é expectativa mais otimista, pode exigir mais tempo. 

A expectativa é de liberação do licenciamento ambiental em até seis meses. O Instituto do Meio Ambiente está analisando a documentação preliminar e, como se trata de obra pública, entra nas prioridades. Eventuais compensações ambientais serão definidas até lá.

 

O que atrasou

 

Prometida na campanha de 2012, a ponte Joinville, entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, deveria ter sido concluída em 2015. Mas a necessidade de novos estudos ambientais e revisão de conceitos iniciais, principalmente após sondagens no solo, atrasaram a nova via de ligação entre as zonas Sul e Leste de Joinville. Também houve dificuldade para assegurar os recursos, só garantidos agora, em negociação iniciada em 2016 com o Fonplata. 

 

Assinatura

assinatura
(Foto: )

O financiamento foi assinado na Prefeitura de Joinville por Udo Döhler e presidente do Fonplata, Juan Henrique Notaro Fraga. Antes da solenidade, o dirigente do fundo percorreu Joinville para visitar os parques bancados pela instituição. 

 

Pelo PAC

A possibilidade de financiamento da contrapartida dos municípios, oferecida recentemente pelo Governo Federal, vai permitir à Prefeitura de Joinville realizar a revitalização das ruas Albano Schmidt e Blumenau, que vão receber tratamento semelhante ao empregado na rua São Paulo. Mas o restante das obras previstas no empréstimo de R$ 100 milhões vai demorar ainda mais para sair dependerá de novas renegociações para a garantia dos recursos.

 

Outras pontes

Na lista de obras que não deverão sair em médio prazo estão as pontes da Aubé com a Plácido Olímpio, Anêmonas e Nacar.  O caso da Aubé é possivelmente inédito em Joinville: a construção já teve recursos assegurados duas vezes, uma na administração anterior (convênio 730734 com a Caixa) e outra no atual governo (PAC da Mobilidade), e mesmo assim não tem data para sair, embora continue no radar. 

 

Tem de sair

A ponte da Aubé nem é algo tão complexo, uma estrutura de 120 metros com custo de R$ 5 milhões (valor de 2016). Mas a ponte e as demais obras do PAC da Mobilidade vão ter que sair, até porque são contrapartida para a construção da ponte do Adhemar Garcia. 

 

Mais tempo

O contrato para a ampliação do Cemitério Municipal de Joinville foi prorrogado até setembro de 2020. Há necessidade de drenagem pluvial antes da conclusão do cemitério vertical, com possibilidade de instalação de até sete mil gavetas. Já a instalação de ossários ainda não foi contratada. O plano era iniciar pelo Cemitério Nossa Senhora de Fátima, no bairro João Costa.

 

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Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

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