A criação de uma estrutura específica para asfaltamento e manutenção de espaços públicos é a proposta de Fernando Krelling (MDB) para o “primeiro dia” de governo, caso seja o vitorioso nas eleições nas eleições 2020 em Joinville. A Secretaria de Pavimentação e Zeladoria está prevista no plano de governo apresentado pelo candidato. “Será uma secretaria com nova pegada e foco na pavimentação e zeladoria”, diz Krelling, apontando que Joinville precisa “avançar” e “melhorar” no setor de manutenção.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre as Eleições 2020 em SC

> Eleições 2020 em Joinville: ampliação da duplicação da Santos Dumont entra nas propostas

A estrutura tem semelhança com a antiga Secretaria de Serviços Públicos, criada com essa denominação no governo Luiz Henrique, em 1977. A pasta se manteve com esse nome até o final de 1995, quando foi transformada em Secretaria de Serviços Urbanos, já na administração de Wittich Freitag. Mais adiante, virou a atual Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

A proposta de Krelling é reunir as ações de pavimentação executadas pela Seinfra e subprefeituras em uma mesma estrutura. Uma das fontes de recursos imaginadas é reduzir com antecipação o repasse (duodécimo) para a Câmara – nas últimas duas décadas, há sobras orçamentárias no Legislativo.

Continua depois da publicidade

A área de zeladoria vai reunir as atividades espalhadas por várias secretarias, como Seinfra, Meio Ambiente, entre outros. Limpeza de praças e parques, pintura de meio-fio, arborização e manutenção de espaços públicos estão na lista.

Destaques do NSC Total