Nos primeiros 30 dias de atuação, o novo serviço de abordagem social de moradores em situação de rua contratado pela prefeitura de Joinville fez contato com 405 pessoas, em 970 abordagens – houve casos em que uma mesma pessoa foi abordada mais de uma vez. Os dados são do período entre 15 de dezembro e 15 de janeiro. O serviço continua em operação, mas terá mudança nos próximos dias.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

A Secretaria de Assistência Social contava com equipes próprias para abordagem social nas ruas. O novo serviço, contratado com o Instituto Amor Incondicional, foi implantado em dezembro para ampliar a capacidade de atendimento, afinal, as equipes atuam 24 horas e nos finais de semana e feriados. O encaminhamento das pessoas abordadas, se houver concordância, vai depender da necessidade de cada uma.

Há serviços oferecidos por órgãos municipais (secretarias de Assistência Social, Social, Desenvolvimento Econômico, Proteção Civil; Cepat, entre outros) e rede conveniada (casas de passagem, por exemplo). Das 405 pessoas abordadas nas ruas nos primeiros 30 dias, 351 eram homens. A maior parte, 260, foi encaminhada para o Centro Pop.

A mudança a ser feita no serviço será a desativação do espaço de apoio no bairro Bucarein. A abordagem continuará normalmente, com encaminhamento para a rede de atendimento, mas não mais para o imóvel na rua Afonso Pena, em local escolhido anteriormente por causa da proximidade com o Restaurante Popular. Houve pedidos para a mudança, conforme relato nas redes do vereador Brandel Junior.

Continua depois da publicidade

Atrasado, edital de licitação do ônibus em Joinville terá de passar pelo TCE

Joinville tem projeto de “parque flutuante” em trapiche com mais de 200 metros

Estrada Dona Francisca terá áreas de escape; mas reforma “ampla” continua sem data

Censo 2022 aponta quantas igrejas e templos têm em Joinville

Ponte prevista para litoral de SC terá projeto

Com recorde em cargas, porto de SC vai “ajudar” a ampliar via de acesso de caminhões

Energia solar pode ser opção para iluminação em rodovia de SC

Destaques do NSC Total