Na reunião na manhã de hoje na prefeitura de Joinville, o governador Carlos Moisés ouviu de Udo Döhler pedidos de retomada do transporte coletivo e permissão para a reabertura dos centros de educação infantil. Moisés não chegou a falar em datas, mas citou a disponibilização aos prefeitos de informações sobre a evolução da pandemia e as ações tomadas pelo Estado. Ainda nesta manhã, o governador terá encontro na Acij com os prefeitos de Jaraguá do Sul e São Francisco, além de Joinville, e lideranças empresariais. A agenda foi proposta pelo governo do Estado.

Continua depois da publicidade

Udo defende a volta do transporte coletivo como forma atender aos trabalhadores de setores autorizados a operar. Para o prefeito de Joinville, os ônibus têm mais facilidade (em comparação com os demais veículos) para a fiscalização do cumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus, Em relação às creches, a reabertura permitiria aos pais trabalhadores ter onde deixar os filhos, em ambientes preparados para a prevenção, conforme Udo. O transporte coletivo e as aulas presenciais estão suspensos por prazo indeterminado.

No encontro de hoje pela manhã, o secretário de Saúde de Joinville, Jean Rodrigues da Silva, apresentou as ações realizadas até agora para enfrentamento da pandemia do coronavírus. Joinville tem 376 casos confirmados, com 17 mortes e 257 pacientes recuperados.

Continua depois da publicidade

Destaques do NSC Total