A busca do Novo pela filiação de mais um parlamentar no Congresso Nacional poderá garantir obrigatoriamente a presença de Adriano Silva nos debates da eleição municipal de 2024, caso a estratégia tenha sucesso. Conforme apurado pela “Folha de S.Paulo”, o partido tem certa urgência em garantir o ingresso de mais congressista. Atualmente, o partido tem quatro parlamentares.

Continua depois da publicidade

Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Pela lei eleitoral, candidatos de partidos com pelo menos cinco representantes no Congresso, seja deputado ou senador, precisam ser obrigatoriamente convidados pelos organizadores para os debates. Há possibilidade também de convite aos candidatos sem tal representação, mas, nesse caso, é facultativo. O Novo elegeu três deputados federais em 2022 e aumentou a bancada com a filiação do senador Eduardo Girão, do Ceará.

Em Joinville, o prefeito Adriano Silva é pré-candidato à reeleição e já anunciou disposição de formar alianças, o que não ocorreu em 2020. As conversas estão em andamento. O partido está preparando as candidaturas para vereador, com 26 inscrições na primeira etapa. Em agosto, deve ser divulgada a lista dos primeiros selecionados.

Uma nova fase de inscrições para interessados em concorrer a uma vaga na Câmara deverá ser aberta no segundo semestre. Em 2024, cada partido poderá lançar até 20 candidatos. Nas eleições de 2020, o Novo tem 19 nomes para vereador em Joinville, com conquista de três vagas.

Continua depois da publicidade

Proposta de “Quadra Cultural” traz novidade urbanística em Joinville

MP quer respostas sobre cinco situações apontadas por comissão de saúde em Joinville

O que vai mudar nos projetos sobre segurança armada em escolas de Joinville

Bolsões para motos estreiam em Joinville na próxima semana; confira locais

Cidade de SC estuda viabilidade de alargamento em trecho de praia

Principal cobrança de comissão especial da saúde em Joinville, concurso não tem data

Layout das escolas municipais de Joinville entra em projeto de lei de comissão de segurança

Destaques do NSC Total