A área de expansão urbana (AEU), motivo de polêmica na discussão da Lei de Ordenamento Territorial, voltará a ser pauta em Joinville. A prefeitura pretende enviar a minuta do projeto da AEU Sul ao Conselho da Cidade nos próximos meses. Após a análise pelos conselheiros, será a vez da tramitação na Câmara de Vereadores.
Continua depois da publicidade
> Revisão do Plano Diretor de Joinville amplia área urbana em 7,7 mil hectares
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Nesta segunda-feira, será sancionada a revisão do Plano Diretor pelo prefeito Adriano Silva, com criação de mais áreas de expansão urbana, com ampliação do perímetro urbano em 7,7 mil hectares. As novas AEUs são precisar de regulamentação para passarem a valer efetivamente.
A AEU Sul já está criada, mas depende de lei específica sobre as regras de ocupação. A proposta de projeto chegou a ser enviada pelo governo Udo Döhler ao Conselho da Cidade, mas, após observações dos conselheiros, voltou para o Executivo para a revisão. A área é referente a 2,6 mil hectares na zona rural de Joinville, no Sul do município.
Continua depois da publicidade
A região é cortada pela BR-101, no entorno da área reservada para o campus da UFSC. A regulamentação da AEU deve permitir a maior ocupação de indústrias e empresas de logística no local. Estimativa aponta a possibilidade de mais de 20 mil pessoas morarem no local. Joinville tem uma área de expansão urbana regulamentada, na região Leste (75 hectares) e a regulamentação de outra (Norte, 96 hectares) aprovada pelos vereadores e à espera de sanção pelo prefeito Adriano.
Em 2019, com o atraso na definição das regras da AEU Sul, a Câmara de Joinville aprovou a liberação de maior ocupação na região, com lei autorizando atividades industriais e atacadistas às margens da BR-101 (até 800 metros de cada lado) na região da área de expansão.
> Com construção de prédios mais altos, Joinville tem mais receita com outorga
> Ação do MP quer a derrubada de citação de nomes de vereadores em leis de Joinville
> Com maior procura por vagas, Joinville vai instalar salas de aula modulares
> Em estimativa, concurso para educação em Joinville prevê quase 16 mil inscritos
> Expansão do perímetro urbano deverá ser mantida pela prefeitura de Joinville
> Revisão do Plano Diretor de Joinville muda “objetivo” sobre perímetro urbano