nsc
    nsc

    Pandemia

    Joinville amplia testagem e reduz "diferença" para cidades com mais testes aplicados em SC

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    22/06/2020 - 10h39
    Em junho, número de testes aplicados em Joinville passou de 2,4 mil para 5,7 mil (foto: Divulgação)
    Em junho, número de testes aplicados em Joinville passou de 2,4 mil para 5,7 mil (foto: Divulgação)

    Ainda que tenha ampliado a testagem em junho, Joinville ainda não alcança o mesmo nível de aplicação dos exames do que as cidades à sua frente no ranking com mais registros de coronavírus em Santa Catarina. Mas a distância caiu de forma expressiva, se for comparado o que vinha sendo observado até maio. Os dados do governo do Estado atualizados este domingo o mostram que Joinville é a sexta com mais casos da doença confirmados. 

    A Secretaria de Saúde de Joinville acredita que a cidade poderá passar nos próximos dias outras cidades em números de testes, mas que não se trata de nenhuma "competição". "Nossa estratégia de ampliação da testagem é para medir com precisão a curva de contágio, não é para ser 'campeão' de testagem", diz o secretário Jean Rodrigues da Silva, lembrando que cada cidade tem sua estratégia. 

    Entre as seis cidades com mais diagnósticos positivos do que Joinville, pelo menos cinco realizaram mais testes de detecção do coronavírus – no caso de Chapecó, a testagem ficou abaixo do número de Joinville, mas o boletim divulgado pela prefeitura da região Oeste só aponta os exames coletados pelo município, sem incluir eventual testagem pela rede privada. Ainda assim, proporcionalmente aos tamanhos das populações de Chapecó e Joinville, a cidade do Norte testou menos. A coluna levou em conta os dados sobre testes apresentados na última sexta pelos municípios, dia da última divulgação pela prefeitura de Joinville. 

    Neste período de expansão da testagem, Joinville passou de 416 casos, em 31 de maio, para 921 neste domingo. Ou seja, mais do que dobrou, levando em conta a atualização de ontem. Os dados são do governo do Estado. No mesmo período, o número de testes passou de 2,4 mil para 5,7 mil.

    Itajaí, a cidade com mais casos no Estado (1.318), realizou 10,2 mil testes até a última sexta-feira. Os demais municípios catarinenses com mais registro da doença do que Joinville são Chapecó (1.229 casos), Concórdia (1.183), Florianópolis (1.108) e Blumenau (923). Joinville pretende ampliar ainda mais a testagem neste final de junho e durante julho.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas