Joinville avançou na vacinação contra Covid após o anúncio do novo calendário, aplicando mais doses do que em período anterior, mas a imunização de toda a população adulta, pelo menos com a primeira dose, até o final de agosto ainda é desafio: será preciso de uma oferta ainda maior de vacinas para cumprir a meta.
Continua depois da publicidade
> Como está a vacinação contra Covid por bairro em Joinville; confira ranking
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
O novo cronograma foi anunciado pelo governo do Estado no dia 1º de julho e, nos dias seguintes (até a última sexta-feira), Joinville conseguiu vacinar 18,3 mil pessoas com a primeira dose. A imunização foi ainda maior porque foi usada a vacina Janssen nesse período, de dose única, mas contabilizada pela Secretaria de Saúde de Joinville na contagem da segunda dose porque se trata da conclusão do ciclo da imunização.
Continua depois da publicidade
Na comparação com o período anterior, também de oito dias, Joinville havia vacinado 14,1 mil pessoas. Portanto, um avanço de 30% foi observado em julho. No entanto, mesmo que o novo ritmo se repita nas próximas semanas, ainda não será suficiente para o cumprimento da meta de vacinar todos os adultos até o final de agosto.
Joinville tem estimativa de contar com 450 mil pessoas com 18 anos ou mais de idade. Ainda que o contingente seja menor, ainda sim, faltam mais de 200 mil moradores para receber a primeira dose, afinal, são 213 mil que tiveram a aplicação do imunizante até agora. O desempenho de Joinville tem condições de melhorar com a oferta de doses extras para recuperar o atraso, foi possível abrir agendamento na faixa de 39 anos (ou mais), além de iniciar a vacinação dos trabalhadores da indústria de forma específica, mas o prazo de final de agosto ainda dependerá de maior oferta de doses.
> Após lista de espera de pontes, agora Joinville prepara fila de duplicações
> Dengue: quatro em cada dez casas de Joinville têm água parada, aponta prefeitura