A prefeitura de Joinville quer autorização para a contratação de R$ 80,2 milhões para duplicação de segmento da rua Dona Francisca, além de elevado. O projeto foi enviado à Câmara de Vereadores nesta quarta-feira. O empréstimo pretendido é por meio do programa Pró-Transporte, do governo federal.

Continua depois da publicidade

Confira imagens

A duplicação da rua Dona Francisca em segmento da Zona Industrial Norte terá custo de R$ 82,5 milhões, incluindo a contrapartida da prefeitura. O trecho tem 1,6 km, entre a rótula do Tecelão (Döhler) e o elevado da Zona Industrial Norte, nas imediações da Schulz. O projeto executivo prevê ainda elevado na rótula, com estrutura na Dona Francisca sobre o cruzamento entre as ruas Arno Waldemar Döhler, Marquês de Olinda e Rui Barbosa. É o único local da cidade com projeto de novo elevado.

O projeto prevê também corredor de ônibus. A via tem uma das maiores movimentações do transporte coletivo na cidade, com quase 11 mil pessoas transportadas por dia, entre transporte regular e fretamento. As projeções indicam que a movimentação poderá triplicar em até 20 anos.

“Tal intervenção é vital para eliminar conflitos de tráfego, otimizar   tempos de viagem e garantir a segurança de pedestres ciclistas por meio de calçadas acessíveis e ciclovias integradas”, apontou a prefeitura na justificativa. A proposta lembra ainda que o governo do Estado está preparando a licitação do trecho seguinte da Dona Francisca na Zona Industrial, com 5,8 km, em segmento ao Norte.

Continua depois da publicidade