nsc
    nsc

    ADEQUAÇÃO À PORTARIA ESTADUAL

    Joinville mantém dia 20 para volta das aulas, mas quer “dividir” retomada em até três semanas

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    07/10/2020 - 18h07 - Atualizada em: 08/10/2020 - 06h47
    Se Joinville recuar na matriz de risco da pandemia, aulas presenciais voltam no dia 20 de outubro
    Se Joinville recuar na matriz de risco da pandemia, aulas presenciais voltam no dia 20 de outubro (Foto: Leo Munhoz, Arquivo NSC)

    A portaria do governo do Estado de regulamentação da volta das aulas presenciais, divulgada na noite de terça-feira, vai alterar o plano de retorno em Joinville. A Secretaria de Educação de Joinville mantém a data de retomada no dia 20, mas vai acompanhar a determinação estadual e fará uma volta escalonada, com etapas de ensino de cada vez. Dessa forma, o retorno será diluído em duas ou três semanas. O cronograma será apresentado até sexta. O retorno das aulas presenciais em Joinville continua condicionado ao recuo da região para o patamar “alto” na matriz de risco. Hoje, Joinville e região continuam em situação “grave”, mas a secretaria municipal de Saúde acredita em mudança na matriz antes do dia 20.

    > Auxílio à cultura: prefeitura de Joinville abre cadastro para a Lei Aldir Blanc nesta quinta

    > Lista aponta onde há vagas na educação infantil em Joinville

    Um dos cenários desenhados pela Educação para a rede municipal é autorizar o retorno na primeira semana (a partir do dia 20) dos nono e quintos anos do ensino fundamental, EJA e o segundo período da pré-escola (cinco anos). Nas duas semanas seguintes – ou em uma só, ainda há avaliações – retomariam os demais níveis de ensino. Até sexta, sai a definição. A regra de retorno de 30% de cada turma de cada vez está mantida.

    Em relação às escolas privadas, também há necessidade de escalonamento, conforme aponta a Secretaria de Educação de Joinville, em entendimento baseado na portaria estadual. 

    A secretaria também alega que esse escalonamento só precisa ser seguido se o estabelecimento tiver mais de uma das etapas de ensino. 

    Se for uma só, volta a etapa no dia 20. Mas esse posicionamento ainda está em avaliação, com decisão até sexta.

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas