A fiscalização em Joinville já aplicou 113 multas por descumprimento do isolamento social por quem está com coronavírus ou aguarda pelo resultado dos exames. A portaria, publicada no final de agosto, continua em vigor, com previsão de multa de R$ 3,3 mil para quem não permanece em casa nas situações descritas. Portanto, a fiscalização continua.

Continua depois da publicidade

> Joinville volta a ter mais de 50 pessoas internadas por causa de coronavírus

> Joinville poderá participar de testes de vacina contra coronavírus

> Quer receber de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

A obrigação do isolamento foi determinada após inquérito epidemiológico apontar, por meio de amostragem ao telefone, que a maioria das pessoas com diagnóstico confirmado de Covid-19 não estava cumprindo o isolamento. No começo da fiscalização, havia contingente maior obrigado a cumprir o isolamento, com mais de 2,3 mil pessoas nessa situação. Foi também o momento no qual foi aplicado o maior número de infrações.

Continua depois da publicidade

Agora, ainda que o número de casos ativos tenha crescido nos últimos dias, são 833 pessoas em isolamento em Joinville, contingente ainda distante do observado no pico da pandemia na cidade. Mas com a subida recente, poderá ocorrer impactos nas multas em quem não permanece em casa. Após a aplicação da infração, o notificado tem prazo para se explicar porque não estava em casa.