nsc
    nsc

    Nova portaria

    Joinville prepara multa de R$ 3,3 mil para quem testou positivo para coronavírus e não cumpre isolamento

    Compartilhe

    Saavedra
    Por Saavedra
    09/08/2020 - 10h55
    Previsão de multa em Joinville será anunciada no início desta semana
    Previsão de multa em Joinville será anunciada no início desta semana (Foto: Mauro Schlieck, arquivo pessoal)

    Em portaria a ser publicada no início desta semana, a prefeitura de Joinville vai prever multa para pessoas com coronavírus que não respeitarem o isolamento domiciliar. O valor será de R$ 3,3 mil, equivalentes a onze unidades padrão municipal (UPMs). A penalidade também será aplicada em quem fez o teste para Covid-19 (notificado), mas ainda aguarda o resultado – pessoas nessa situação também têm de se isolar. A medida é para evitar a possibilidade de contágio de outras pessoas.

    > Joinville chega a 1,3 mil casos de coronavírus entre profissionais de saúde desde início da pandemia

    > Com pontuação maior, Joinville e região continuam em situação “gravíssima” em avaliação de risco

    A portaria deverá ter efeitos a partir do dia 17, a próxima segunda-feira. Pelo último boletim da Secretaria de Saúde de Joinville sobre a pandemia, divulgado na sexta-feira, são 4.561 pessoas com coronavírus confirmado e 4.595 pessoas aguardando o resultado dos exames. Dessa forma, são 9,2 mil pessoas com orientação para isolamento social. A possibilidade de multa começou a ser divulgada na semana passada.

    Serão esses os moradores sujeitos à aplicação de multa em caso de descumprimento do isolamento domiciliar. Os demais grupos com recomendação de isolamento, como os idosos, por exemplo, não estão sujeitos à penalidade – a não ser, é claro, se estiveram com coronavírus ou aguardando o resultado da testagem.

    As avaliações da Secretaria de Saúde são de que a orientação para permanecer em casa não é cumprida por todos, mesmo que seja fornecido o atestado para ficar no domicílio. A principal forma de averiguação do cumprimento da medida será por meio de visita de fiscais nas casas para verificar a presença. Os testes realizados pelas redes pública e privada são registrados em plataforma de dados mantida pela secretaria.

    > Joinville registra mais sete mortes de pessoas com coronavírus

    > Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do A Notícia

    Deixe seu comentário:

    Últimas do colunista

    Loading...

    Mais colunistas

      Mais colunistas