Pelo menos a curto prazo, não há previsão de instalação de novas minirrotatórias em Joinville, conforme a prefeitura. A modalidade de sinalização motivou polêmica na semana passada, ao ser implantada em ponto da Marquês de Olinda; e foi tema na sessão da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira, com cobranças de comunicação das intervenções de trânsito e consulta prévia à comunidade.

Continua depois da publicidade

> Após confusão em rótula, Prefeitura de Joinville vai mudar comunicação sobre alterações no trânsito

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

A minirrotatória da Marquês de Olinda foi instalada para tentar reduzir os conflitos de trânsito provocados pelo maior movimento de veículos no local, principalmente pela rua João Pessoa, além de ser ponto de acesso ao PA Norte. No entanto, a sinalização causou reclamações porque impactou o trânsito em uma via de grande movimentação, como a Marquês.

Também houve reclamações sobre a falta de divulgação prévia da mudança. A minirrotatória está mantida, em monitoramento pela Secretaria de Planejamento Urbano. A modalidade existe em outros locais da cidade, sem queixas no momento de instalação – mas em pontos sem movimentação expressiva como na Marquês de Olinda.

Continua depois da publicidade

O tema foi debatido na Câmara porque os vereadores receberam reclamações. Wilian Tonezi reclamou da ausência de consulta aos vereadores e abordou a possibilidade de apresentar projeto para prever audiências públicas antes de mudanças no trânsito. O posicionamento de consulta e informação prévia à comunidade foi acompanhado pelo presidente Maurício Peixer. Lucas Souza alegou que as eventuais futuras minirrotatórias precisam ser discutidas antes.

> Joinville vai sugerir isolamento de pessoas com sintomas gripais para conter variante Delta

> ​Por que, mais uma vez, Joinville fica no “gravíssimo” na matriz da Covid 

> Joinville ainda sem previsão de antecipação da segunda dose da vacina contra Covid

> Receba os destaques de Joinville e região no seu e-mail