nsc
nsc

Atendimento

Joinville tem aumento no número de pacientes em tratamento contra o câncer

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
11/06/2022 - 11h17
Hospital São José é a referência para atendimento do câncer na rede pública na região de Joinville
Hospital São José é a referência para atendimento do câncer na rede pública na região de Joinville (Foto: Divulgação)

O número de novos pacientes com câncer em Joinville continua subindo. Neste ano, até maio, são 936 pessoas com início de tratamento oncológico na rede pública de saúde, com atendimento no Hospital São José e estabelecimentos credenciados. No ano passado, no mesmo período, foram 838. Se a comparação for feita com 2020, o avanço de novos registros em 2022 chega a 20%. Além dos residentes em Joinville, há pacientes moradores de outras cidades (o São José é referência para outros sete municípios). Mais serviços de tratamento foram contratados junto à iniciativa privada para atendimento pelo SUS.

​​​> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

Além da maior incidência da doença, a maior procura pelos serviços de saúde após o período de maior gravidade da pandemia, também pode ter colaborado no aumento dos registros. Outro fator também levado em conta é a preferência de parte dos segurados de planos de saúde com coparticipação (pagamento por determinados procedimentos) pela rede pública. Há pacientes em tratamento na rede pública com diagnóstico feito rede privada.

Na avaliação da Secretaria de Saúde de Joinville, a portaria de início de tratamento em até 60 dias após o diagnóstico de câncer é atendida, com eventuais exceções em casos mais específicos. O tratamento começa com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, com possibilidade de combinações entre os procedimentos.

Novos aceleradores

Neste ano, o Hospital São José manteve a quimioterapia, com ampliação da oferta do tratamento em estabelecimento privado, contratado ainda no ano passado. A radioterapia também está sendo oferecida em hospital privado, por meio de credenciamento pelo SUS – os novos aceleradores lineares estão em instalação no Hospital São José e devem entrar em funcionamento nos próximos meses. Joinville tem um projeto para a construção de um hospital para tratamento do câncer, lançado em 2019 pelo Hospital Bethesda, mas ainda está na fase de preparação, sem previsão ainda de obras.

> Secretaria de Educação de Joinville estuda transferir sede para prédio do Sesi

​> Indenizações a serem pagas pela queda da calçada em Joinville já chegam a R$ 168 mil

> Câmara de Joinville quer novo debate sobre estudos exigidos em lei ambiental

> Projeto para duplicação e elevado em Joinville começa a ser elaborado

> Joinville terá projeto piloto de eletromobilidade com ônibus

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas