A saga do asfaltamento de estrada na região Oeste de Santa Catarina teve novo capítulo nesta semana, com a homologação da licitação para a contratação das obras. O montante é de R$ 142,4 milhões. A pavimentação dos 26 km entre a região de Faxinal dos Guedes e Vargeão, a partir da BR-282, até Ipumirim, teve quatro editais de concorrência lançados, com roteiro de suspensão, certame deserto e contestação judicial.
Continua depois da publicidade
A homologação publicada agora é referente a edital lançado em 2022. Outros certames foram lançados no mesmo ano e em 2021, sem definição de empresa vencedora. A próxima etapa é de assinatura de contrato, ainda sem anúncio de data. Somente após o contrato ser assinado será possível a autorização das obras. O prazo de execução é de 30 meses, a partir da ordem de serviços.
O projeto para asfaltar a SC-154 foi contratado em 2012 e também teve suspensão na execução, com conclusão somente em 2014. O pacote de obras inclui desde a terraplenagem até sinalização, com asfaltamento do segmento. O projeto prevê construção de nova ponte sobre o rio Irani, com 185 metros de suspensão. A rodovia tem grande movimentação por causa da ligação com a BR-282, para movimentação da produção agrícola.
Continua depois da publicidade

