O lote mais complicado da duplicação da BR-280 será tema de audiência pública da Assembleia Legislativa no próximo dia 11, em Araquari. As obras no segmento de 36 quilômetros entre o porto de São Francisco do Sul e o cruzamento da rodovia com a BR-101, em Araquari. A proposta para a discussão partiu do deputado Sargento Lima (PL). O objetivo do encontro e debater como será a continuidade das obras.

Continua depois da publicidade

Clique para receber notícias de Joinville e região no WhatsApp

O lote 1 teve início das obras somente em 2018, quase quatro anos depois do começo dos trabalhos de duplicação nos demais dois lotes. Com isso, é o segmento mais atrasado, com 26% do contrato executado. No final do ano passado, as obras foram interrompidas para a revisão do projeto, trabalho ainda em andamento – o DNIT tinha perspectiva de retomada ainda em 2023, mas há possibilidade de ficar para o início de 2024.

Além do atraso, o segmento é o mais complicado porque cruza o canal do Linguado. Ainda não há definição sobre o que será feito com o aterro (reabertura, reabertura parcial, manutenção com ponte ou alargamento para instalação de mais pistas). Estudos ambientais em andamento devem apontar uma alternativa até o final de 2024. Há necessidade de contratar ciclovia ao longo de todo o lote, uma das exigências das condicionantes indígenas. Tais situações vão exigir uma nova licitação, com contrato específico. Também é o lote com maior número de desapropriações: são em torno de 600 áreas, parte já com processos concluídos.

Concessão do CBEA de Joinville conta com ambulâncias veterinárias

Continua depois da publicidade

MP quer mais espécies de animais domésticos atendidas no CBEA de Joinville

Novo serviço para atender moradores de rua de Joinville está perto de começar

Além de atualizar custo da obra, novo edital da Ponte Joinville teve revisão de regras

Proposta quer autorizar camionetas no táxi em Joinville

Por que ilha perto do maior iceberg do mundo leva o nome de Joinville

Engenharia aeroespacial é o curso mais procurado na UFSC Joinville

Destaques do NSC Total