nsc
nsc

ORIGEM E DESTINO

Nova pesquisa: o que mudou na mobilidade em Joinville em dez anos

Compartilhe

Saavedra
Por Saavedra
05/12/2020 - 09h56 - Atualizada em: 05/12/2020 - 10h25
Uso do transporte coletivo teve queda em Joinville nos últimos dez anos
Uso do transporte coletivo teve queda em Joinville nos últimos dez anos (Foto: Arquivo AN)

Sem surpresa, a nova pesquisa sobre deslocamentos das pessoas em Joinville mostra avanço do transporte individual sobre o transporte coletivo, com a parcela de uso de carros e motos pulando de 41% para 54% nas viagens dos joinvilenses. Também há mais pessoas andando de bicicleta em Joinville. Os dados serão apresentados na primeira audiência pública sobre o novo Plano Viário de Joinville, nesta quinta-feira.

> Em quais bairros a bicicleta é mais utilizada em Joinville

> Ponte Joinville tem licença ambiental emitida e próximo prefeito poderá abrir licitação

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

A redução no uso do ônibus era esperada porque as estatísticas anuais do transporte coletivo apontavam queda anuais no número de passageiros. Em paralelo, a frota cresceu de 286 mil para 429 mil veículos em dez anos. Um avanço de 50% em um intervalo na qual a população cresceu 16%. Mais gente deixou de locomover a pé, provavelmente aderindo ao carro ou moto. O uso da bicicleta continuou acima da média nacional, chegando a 12% em Joinville.

Os dados da atual pesquisa de origem e destino foram coletados por meio das operadoras de telefonia celular. Os períodos pesquisados foram 15 dias em novembro do ano passado e março desde ano. O levantamento leva em conta pouco mais de um milhão de viagens, inclusive com divisão das informações pelos bairros. O trabalho foi realizado por empresa contratada pela Secretaria de Planejamento Urbano. Em 2010, a pesquisa foi realizada pelo então Ippuj por meio de entrevistas domiciliares e em pontos de fluxo.

Os estudos iniciais para o plano viário apontaram a fragmentação nos deslocamentos dos joinvilenses. Tradicionalmente, as rotas entre as regiões Sul e Norte foram apontadas como as de maior movimentação, mas os levantamentos, também com base em dados de operadoras, mostram as viagens dispersas, em diferentes direções, sem concentração em uma rota específica. Os futuros roteiros do transporte coletivo poderão ser baseados nesses estudos.

A revisão do atual Plano Viário de Joinville, de 1973, deverá ser concluída até agosto, com envio de projeto de lei para análise dos vereadores. O plano vai trazer todo o mapeamento necessário para a estrutura viária da cidade, como, por exemplo, novas ruas e pontes, trechos a serem duplicados, entre outras intervenções.

ENTRE UMA DÉCADA

Qual o modo de transporte usado em deslocamentos em Joinville

Modo 2010* 2020

A pé 23% 19%

Bicicleta 11% 12%

Carro/moto 41% 54%

Coletivo 24% 15%

*1% outros

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Jefferson Saavedra

Colunista

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

siga Saavedra

Mais colunistas

    Mais colunistas