O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, vai participar da inauguração de ampliação do Porto Itapoá, com expansão de pátio e armazém. O evento será realizado na próxima sexta-feira. As novas áreas de logísticas do porto privado na baía da Babitonga fazem parte da fase 3 do terminal.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade do WhatsApp de Colunistas do NSC Total

O espaço a ser inaugurado tem 200 mil m2 de pátio, com 8 mil m2 de área coberta. Com o início da operação, de forma gradativa, o porto terá pátio com 455 mil m2 de área total, suficientes para a movimentação de até 2 milhões de TEUs (um contêiner de 20 pés) por ano. “Será um espaço multiuso com diversos diferenciais de tecnologia e infraestrutura para atingir alto desempenho operacional de forma sustentável”, afirma o diretor de Operações, Sergni Pessoa Rosa Jr.

 A nova estrutura terá um setor para as operações crossdocking, com descarregamento do contêiner no próprio terminal. Pelas estimativas do Porto Itapoá, é de movimentação de até 2,4 mil contêineres por mês no crossdocking. A ampliação do pátio vai contar com câmara fria para cargas resfriadas e congeladas.

Continua depois da publicidade

O armazém será monitorado por rede de 80 câmeras, com acompanhamento por sistema de inteligência artificial. No setor ambiental, o espaço terá estação de tratamento de água da chuva, além de projeto arquitetônico que permite a maior utilização da luz natural. Um sistema de comportas pode ser acionado em caso de emergência, evitando que líquidos poluentes possam entrar em contato com cursos d’água.

Polêmica sobre prestação de contas “atrapalhou” cronograma de repasse em Joinville

Porto de SC contrata remoção de rocha submersa

Edital do contorno ferroviário de São Francisco do Sul terá mudanças

Trânsito pode ter novas mudanças antes de pontes ficarem prontas, em Joinville

VÍDEO: Duplicação no Norte de SC tem novo trecho liberado

Quais os planos de empresa para prédio histórico comprado em Joinville

Duplicação no Norte de SC tem lote “favorito” para ser o primeiro a ficar pronto

Destaques do NSC Total