Pelas estatísticas do Denatran, Joinville já conta com 400 mil veículos licenciados, sendo 257 mil carros. A marca foi alcançada em abril, mês de referência mais recente nas estatísticas do Departamento Nacional de Trânsito. A frota de Joinville é a 25ª maior do País (a cidade tem a 36ª população do País). Já pelo Detran/SC, Joinville ainda vai levar mais um tempo para chegar até os 400 mil: são 397,2 mil veículos registrados, em contagem até o final de maio. Pelo avanço em meses anteriores, a marca deve ser atingida em dois ou três meses. Diferentes metodologias de contagem dos veículos devem explicar as divergências entre os números do Denatran e do Detran de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

A expansão da frota de Joinville se acelerou neste século. A marca de 200 mil veículos foi alcançada em 2006, conforme a contagem do Detran/SC. Ou sejam, a quantidade de veículos dobrou em 12 anos. O patamar das 300 mil unidades foi atingido em 2011. 

 

36º em população, 21º em carros

Se a contagem dos veículos levasse em conta somente os carros, Joinville teria a 21ª maior frota do Brasil, ainda que o município conte com 36ª maior população. É o praticamente o mesmo número de uma cidade como Osasco (698 mil habitantes) e 14 mil automóveis a mais do que Uberlândia, onde moram 676 mil pessoas – Joinville tem 577 mil moradores. 

Continua depois da publicidade

 

Alunos fazem defesa dos mangues

Com boa parte do trajeto percorrido ao lado de manguezal, alunos da escola municipal Professora Maria Regina Leal tiveram mobilização ontem em defesa do ecossistema costeiro, bastante presente no Espinheiros, bairro do colégio. Devido à proximidade com os mangues, a necessidade de preservação é reforçada ainda mais junto aos estudantes. 

 

Estreia da Copa no Bolshoi de Joinville

A estreia da Rússia na abertura da Copa do Mundo foi acompanhada com atenção ontem no Bolshoi de Joinville, com balões nas cores do país-sede do Mundial e da escola. Mas tinha bandeira do Brasil também, mostrando que as duas seleções contam com torcedores. 

 

Leia outras publicações de Saavedra