Lançado nesta segunda-feira, o movimento Cada Voto Conta quer contribuir para a maior representatividade de Joinville com uma série de iniciativas. Na lista, está a ampliação do colégio eleitoral, com incentivo à transferência do título para Joinville de quem se mudou para a cidade. A busca do convencimento dos partidos de lançamento de candidaturas em patamar mais comedido em relação às disputas também faz parte da mobilização. O lançamento foi realizado na Acij.
Continua depois da publicidade
O Cada Voto Conta é uma mobilização da Acij, Acomac, Ajorpeme, CDL e OAB Joinville, em iniciativa com semelhanças com campanhas anteriores. O alistamento eleitoral de jovens e de quem se mudou para a cidade estão no foco inicial. Joinville tem 425,5 mil eleitores, com margem para passar de 450 mil, se levada em conta a proporção entre eleitorado e população em eleições passadas.
Em iniciativa já em andamento, o movimento busca o compromisso dos partidos em limitar o lançamento de candidaturas em dois nomes para deputado estadual e um para federal. Após reuniões com dirigentes partidários, foi encaminhada a formalização do compromisso em documento, a ser assinado em janeiro.
O presidente da Acij, Guilherme Bertani, defende mobilização como forma de reforçar a importância do voto. “Temos que participar do processo, não adianta reclamar depois”, alega o dirigente da entidade empresarial. Um dos temas da iniciativa sobre a representatividade será a busca de recursos, por meio de emendas e solicitações aos governos. O tema foi tratado também pelo prefeito Adriano Silva, presente no evento.
No lançamento da campanha, foi apresentado trabalho de diagnóstico do cenário e estratégias da campanha de representatividade. Um dos objetivos será contribuir para que a região de Joinville tenha a eleição de pelo menos seis deputados estaduais e quatro federais. Nas últimas seis eleições, foram eleitos três deputados, em cada pleito, com base eleitoral na cidade. Na última disputa, apenas um parlamentar com base em Joinville foi eleito para a Câmara de Deputados.
Continua depois da publicidade
