Navegue por

publicidade

Saavedra

Muro na Cidadela Cultural vai ficar

Compartilhe

Por Saavedra
14/09/2018 - 08h47 - Atualizada em: 14/09/2018 - 09h40
Salmo Duarte/A Notícia
(Foto: )

Sem interesse em fechar acordo com o Ministério Público de Santa Catarina para reformar o imóvel por causa dos custos, a Prefeitura de Joinville alega não ter levado adiante a derrubada do muro da Cidadela Cultural porque haveria restrições devido à preservação do patrimônio. Sem o muro, o espaço poderia ganhar uma “cara de parque”. Na imagem, um espaço interditado no conjunto comprado pela Prefeitura há 17 anos.

Reação

O Sinsej promete reagir ao projeto da Secretaria de Saúde de Joinville de repassar para a iniciativa privada a construção e operação de centro de exames por imagens, com pagamento conforme a tabela do SUS. Como já citado neste espaço, a unidade a ser instalada em terreno do  município vai atender à rede. Os PAs manteriam os raios X.  O Sindicato dos Servidores considera o modelo como “privatização” e vai realizar assembleia com a categoria no dia 25. “O avanço da privatização vai precarizar o atendimento à população principalmente porque introduz a lógica do lucro”, alega o Sinsej. 

Cobrança

Na zona Sul de Joinville, estão se iniciando movimentos de associações, como a do Parque Guarani, pela volta da oferta o serviço de pediatria na UPA Sul, reaberta na última quinta (13). Até 2016, antes da reforma, havia o atendimento em parte do dia. A UPA atende bebês, crianças e adolescentes em casos de urgência e emergência. As demais situações são atendidas na UPA Leste (Aventureiro) e no Hospital Infantil, além dos postos de saúde.

Onde será

A alegação para cobrar o retorno da pediatria é o tamanho da população infantil na região Sul e a necessidade de “atravessar” a cidade para buscar o atendimento que não é de urgência. A Secretaria de Saúde de Joinville alega falta de pediatras para manter o serviço em mais UPAs, mas quer discutir com o Conselho Municipal de Saúde qual UPA, se do Itaum ou Aventureiro, deve oferecer a pediatria. 

 

Deixe seu comentário:

Jefferson Saavedra

Saavedra

Saavedra

Jefferson Saavedra traz análises e notícias exclusivas dos assuntos mais relevantes do Norte catarinense, com foco nos bastidores de todos os temas que envolvem especialmente Joinville e região, como política, segurança, mobilidade, saúde e educação.

publicidade

publicidade

Mais colunistas

publicidade

publicidade

Navegue por
© 2018 NSC Comunicação
Navegue por
© 2018 NSC Comunicação