Pela previsão orçamentária para 2025, a espera pela retomada das obras do contorno ferroviário de Joinville deverá continuar, ainda que o planejamento do DNIT seja de reinício entre o ano que vem e 2026 – conforme apontado em audiência pública realizada em março. No projeto enviado ao Congresso Nacional na sexta-feira pelo governo federal, a reserva para a obra foi de R$ 1 milhão para o ano que vem. O valor pode ser reforçado, mas como a versão inicial tem patamar reduzido, a quantia não deverá ter ampliação significativa. Para 2024, por exemplo, o orçamento começou com R$ 9,2 milhões e, sem o início das obras, houve redução para R$ 2 milhões.
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O contorno ferroviário de Joinville é um novo ramal de 17,4 km de extensão. A nova ferrovia retira a passagem dos trens de carga do perímetro urbano da cidade – toda a movimentação é para o Porto de São Francisco do Sul. Os estudos ambientais foram contratados pela prefeitura de Joinville e concluídos em 2014. As obras foram iniciadas pelo DNIT em 2009 e paralisadas em 2011 para a revisão do projeto por causa da composição de solos em Joinville.
Imagens da ferrovia em Joinville
A revisão se estendeu ao longo da década passada e o traçado do contorno teve de ser alterado em Araquari, por causa do crescimento da cidade. O trecho de 4,3 km precisou de novos projetos e licenciamentos ambientais. Após a conclusão dos trabalhos, deve ser lançada licitação semi-integrada. Pelo modelo, a empresa finaliza o projeto e executa as obras na sequência. O custo do contorno está estimado em R$ 500 milhões.
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Para o contorno ferroviário de São Francisco do Sul, cuja atual dotação orçamentária é de R$ 400 mil, a previsão do Orçamento da União para 2025 é de R$ 5,1 milhões. A concorrência para a retomada das obras foi lançada no ano passado, mas cancelada pelo DNIT para revisão do edital. Não há estimativa de quando os trabalhos, também parados desde 2011, serão reiniciados.
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