A construção da nova sede da UPA Sul terá R$ 30 milhões para obras e equipamentos. O investimento faz parte de proposta da prefeitura de Joinville selecionada nesta semana pelo Fundo Nacional de Investimento em Infraestrutura Social, mantido pelo governo federal. O conjunto de investimentos em unidades de saúde na cidade é de R$ 112 milhões, a ser repassado por meio de financiamento.

Continua depois da publicidade

A UPA Sul, principal unidade de saúde da região Sul de Joinville, poderá mudar de lugar – a prefeitura está avaliando áreas nas proximidades. Na proposta apresentada ao Fundo de Infraestrutura, o município alega que a “atual estrutura não comporta mais ampliações”. Na futura nova sede, será ampliada a capacidade de atendimento em relação à atual.

Não há como prever quando a nova construção poderá ser licitada porque ainda é preciso concluir a aprovação da proposta de repasse. Ainda será preciso concluir o projeto e elaborar o edital de licitação. No primeiro mandato, o governo Adriano Silva tinha planos de passar a gestão da UPA Sul para organização social, mas o processo não foi concluído e a prefeitura não tem se manifestado mais sobre o tema.